Notícias



PORTO E NORTE – EXPERIÊNCIAS DE TOPO COM TODA A SEGURANÇA
AMBITUR


Associação de Turismo do Porto e Norte está a promover a região mostrando que é no Norte que pode usufruir de experiências de topo, paisagens de topo e gastronomia de topo.

Em junho, a Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN), em conjunto com o Turismo do Porto e Norte, decidiu promover “O Norte lá em cima” numa campanha que evidencia que, nesta região, os turistas podem reencontrar-se com a autenticidade, a segurança e a diversidade num destino completo onde não faltam praia, campo, montanha e cidade. Foi um claro sinal de retoma para transmitir que o Norte está preparado para receber visitantes, nacionais e internacionais, de forma segura e responsável. Além dos serviços turísticos do Porto e Norte terem aderido, em massa, ao selo Clean and Safe, todos os players demonstram uma forte consciencialização para colocar em prática as medidas que garantem essa segurança. E, segundo a ATPN, o Norte de Portugal é mesmo a região com o maior número de empreendimentos turísticos do país com o selo do Turismo de Portugal, que ultrapassa já os 700.

Caretos de Podence

Motivos mais do que suficientes para planear uma visita ao Porto e Norte de Portugal, uma região onde a oferta de alojamento é diversificada, em todos os segmentos de mercado, nomeadamente, unidades de turismo rural e territórios de baixa densidade. Além disso, a proximidade entre as suas sub-regiões (Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes) permite que o turista se movimente entre as mesmas no espaço de apenas uma hora, o que aumenta as escolhas em qualquer época do ano. A ATPN sugere, por exemplo, se estiver numa viagem de três dias pela região, que faça um trilho no Parque Nacional da Peneda Gerês, seguido de uma experiência vínica nas muitas quintas de enoturismo do Douro, passando por uma tarde de imersão na cultura urbana de referência da cidade Invicta e terminando com um bom jantar enogastronómico em Trás-os-Montes.

Neste momento, o outono já começou e as cores quentes invadem este território, com a gastronomia de excelência associada às tradições desta estação, como o fumeiro e a castanha, convidando a caminhadas e passeios em família.

Em termos culturais, a região continua a ter uma palavra muito forte a dizer, quer com as exposições de Serralves, como a Yoko Ono, passando pela exploração no Museu do Côa, e as visitas obrigatórias no Porto ao Palácio da Bolsa, Clérigos e ao recém-inaugurado World of Wine, o novo distrito cultural da cidade.

Port Wine Cellar

No Minho, há que explorar o património histórico de Guimarães, assistir a um espetáculo no Theatro Circo em Braga ou perder-se nos encantos dos trajes minhotos no Museu Nacional do Traje.
Não deixe ainda de visitar o “Reino Maravilhoso” de Miguel Torga e conhecer os famosos Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros.

A gastronomia é outro elemento que merece destaque na região do Porto e Norte. Não pode partir sem experimentar alguns dos pratos típicos regionais como a francesinha no Porto, o Pudim Abade de Priscos em Braga, a alheira de Mirandela ou o famoso Vinho do Porto, no Douro.

Já os amantes de arquitetura podem admirar os vários estilos desde o barroco ao românico, passando pelo contemporâneo, em vários pontos de interesse da região, tais como a Casa da Música, o Estádio Municipal de Braga, a Casa de Mateus ou a Ponte Luiz I.

A ATPN não tem dúvidas de que no Norte encontra experiências para todos os gostos e para todas as famílias, podendo apreciar a cultura e o património e, em simultâneo, aventurar-se pela natureza e pelos sabores autênticos desta região.

 
Download: ponte_de_lima_770x439_c_1606489632.jpg (62KB)
    •