Notícias



AEROPORTOS EUROPEUS JÁ PERDERAM 1,5 MIL MILHÕES DE PASSAGEIROS
AMBITUR


Olivier Jankovec, diretor geral do Airports Council International (ACI) Europe, que representa 500 entidades de 46 países, afirmou, no 30º congresso e assembleia anual da entidade, que até agora, os aeroportos europeus já perderam 1,5 mil milhões de passageiros devido à pandemia da Covid-19. Adianta também que já reduziram os seus custos operacionais em três mil milhões de euros e travaram investimentos de 2,6 mil milhões de euros.

O jornal Negócios explica que, por semana, os aeroportos na Europa estão a “queimar” 350 milhões de euros, havendo 200 infraestruturas em risco de insolvência e 16 mil milhões de euros de dívida adicional contraída.

O responsável acredita que os níveis de procura pré-Covid só regressarão em 2024 ou 2025. E que a recuperação passará pelas viagens de visita a familiares e amigos, turismo e estadas curtas, numa altura em que as empresas perceberam que é possível fazerem boa parte do seu negócio com recurso a plataformas virtuais.

Olivier Jankovec sublinha estar convicto de que as low cost vão vencer esta crise, com a sua oferta ponto a ponto de médio curso.