Notícias



AUTOCARROS DE TURISMO REFORÇAM TRANSPORTES EM LISBOA E PORTO
PUBLITURIS


Os transportes públicos de Lisboa e Porto vão ser reforçados através da contratação de operadores privados, nomeadamente de turismo, que se encontram parados devido à pandemia da COVID-19.

De acordo com a informação avançada pelo Jornal de Negócios, que cita o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, vão ser assinados contratos com os operadores privados com uma duração de três meses, num valor de 1,5 milhões de euros.

À RTP, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, confirmou a contratação e explicou que “o reforço será feito com operadores privados, com autocarros de turismo que estão neste momento parados, alguns deles há algum tempo por uma grande redução desse mesmo serviço no país”.

“O que estamos a fazer é financiar as áreas metropolitanas porque, estando elas muito mais perto do território, são quem — melhor do que o Governo — sabe, não só, onde é que os problemas existem, como têm uma maior flexibilidade de responder a esses problemas”, acrescentou o governante.

A verba para financiar os contratos vai ser canalizada através do Fundo Ambiental e será dividida em partes iguais por Lisboa e Porto, esperando-se que os privados venham reforçar as operações da STCP (Porto) e na linha de Sintra da CP, bem como na Fertagus e no Metro Sul do Tejo.

O objetivo, refere ainda o Jornal de Negócios, é contratar 375.000 quilómetros de transporte rodoviário, permitindo transportar um milhão de passageiros em cada uma das duas regiões.