Notícias



PORTO DE LISBOA ELABORA PROTOCOLO DE SEGURANÇA E HIGIENE PARA RETOMAR CRUZEIROS
PUBLITURIS


O Porto de Lisboa encontra-se a elaborar, em colaboração com as autoridades de saúde, um Protocolo de Segurança e Higiene contra a COVID-19, com vista à retoma da “operacionalidade integral” da infraestrutura, com destaque para o terminal de cruzeiros.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a propósito do prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos World Travel Awrds 2020 (WTA 2020), o Porto de Lisboa revela que está a elaborar um “Protocolo de Segurança e Higiene para que sejam asseguradas todas as condições, assim que for necessário, para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança”.

Este protocolo, garante o Porto de Lisboa no mesmo comunicado, “funcionará em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio”.

O Porto de Lisboa lembra que a atividade de cruzeiros estava “em forte crescimento” até à pandemia da COVID-19, que “obrigou as companhias de cruzeiro a cancelar as operações comerciais dos seus navios, de forma voluntária, a 12 de março”.

O protocolo que está a ser elaborado será semelhante aos que têm vindo a ser adotados também noutros países europeus, onde também se tem verificado esta colaboração entre governos, autoridades de saúde e portos, com vista “ao reinício da atividade, com adoção de procedimentos muito rigorosos de controlo da disseminação do vírus, tanto da parte do navio como da parte dos portos/terminais”.

No comunicado divulgado, o Porto de Lisboa congratula-se ainda pelo prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos WTA pela sexta vez e quinto ano consecutivo.

“Os World Travel Awards distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do turismo, e é neste sentido que a APL tem trabalhado e vai continuar a trabalhar, em conjunto com a concessionária LCP [Lisbon Cruise Port] na prossecução de um objetivo comum: potenciar o porto e a cidade de Lisboa como um destino de cruzeiros de excelência”, lê-se ainda no comunicado divulgado.