Notícias



FITUR 2021 REALIZA-SE ENTRE 19 E 23 DE MAIO
AMBITUR


FITUR 2021 será realizada de 19 a 23 de maio, conforme acordado pela IFEMA e pelo Comitê Organizador, após uma decisão criteriosa que, excecionalmente, coloca esta convocatória como indispensável para a recuperação do negócio turístico, em datas que lhe permitam preservar o seu elevado impacto internacional e, assim, favorecer a reunião profissional de empresas, países e destinos e o tão necessário dinamismo da atividade turística mundial.

Na reunião da Comissão Organizadora da FITUR, chefiada pelo presidente da IBERIA, Javier Sánchez Prieto; o secretário de Estado do Turismo, Fernando Valdés; o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili; o presidente da Confederação Espanhola de Hotelaria e Alojamento Turístico (CEHAT), Jorge Marichal; o presidente da Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV), Carlos Garrido, e o presidente do Conselho de Turismo, Juan Molas, entre outros.

Por seu lado, o IFEMA está a concentrar todos os seus esforços na apresentação de uma edição que visa contribuir para a recuperação do turismo num momento em que o papel dinâmico da FITUR é crítico e decisivo. Para tal, é particularmente importante apostar na otimização da sua capacidade de convocação, para além do enriquecimento dos seus conteúdos especializados e de novos nichos de negócio, bem como na promoção de espaços de conhecimento que contribuam para relançar a atividade turística nacional e internacional, um dos grandes motores do crescimento económico do mundo e especialmente da Espanha, onde o setor do turismo é o mais importante, tanto em termos de PIB como de emprego.

A FITUR conta com o apoio unânime da indústria do turismo em Espanha e é atualmente a segunda feira mais importante do mundo e a primeira na sua repercussão no âmbito ibero-americano. Cada edição reúne mais de 11.000 empresas de 165 países, além de representações oficiais de grande parte das nações do mundo.

É também o maior evento de Espanha em torno do negócio do turismo, com mais de 250.000 participantes de todo o mundo, bem como em termos de inovação e promoção de novos segmentos turísticos, liderança tecnológica na gestão do turismo e enquanto ferramenta de transferência de conhecimento.

A sua elevada representatividade também é reconhecida através do apoio da Organização Mundial do Turismo, UNWTO, com sede em Madrid; vínculo que também se materializa no âmbito do Conselho de Administração dos Membros Afiliados da OMT que atualmente preside a IFEMA/FITUR. A sua convocatória anual representa um impacto económico de 330 milhões de euros, com o consequente impacto direto na recuperação da atividade turística e na revitalização dos setores ligados ao turismo em Madrid.