Notícias



VÍTOR SILVA: “O TURISMO SERÁ O MOTOR DA CAPACIDADE DE SE SAIR DA CRISE”
AMBITUR


Na sessão de abertura do XVI Congresso da ADHP– Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, realizada ontem, participou também Vítor Silva, enquanto presidente da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) do Alentejo.

Vítor Silva começou por parabenizar a “coragem” da ADHP pela concretização de mais um Congresso até porque, na sua opinião, “há uma certa tendência para pensar que este tipo de realizações passaram todas para o online” e isso “é um disparate completo do ponto de vista económico”. “O setor dos congressos é fundamental para o desenvolvimento da indústria do turismo”, defende, além de que “nós próprios [setor turístico] temos necessidade de estar uns com os outros”.

O presidente da ARPT do Alentejo adianta que “em Portugal somos dos melhores que sabem fazer turismo”, um país pequeno mas “dos melhores do mundo”, e recorda que também o Turismo de Portugal tem sido considerado o “melhor instituto público de gestão de turismo a nível mundial”. O responsável argumenta que o turismo foi “o motor da capacidade que tivemos para sair da crise” económica em 2015 e que irá voltar a sê-lo, nesta crise provocada pela pandemia, assim que as circunstâncias o permitirem, nomeadamente, a vacina.

“Não podemos ter ilusões de que os próximos tempos vão ser fáceis”, adianta Vítor Silva. É preciso ter em mente que “podemos só começar a trabalhar a sério, a trazer turistas internacionais, na segunda metade de 2021”. Até lá, é fundamental “aguentar as empresas”, com o objetivo de “garantirem o máximo possível os postos de trabalho”, e em seu entender “obviamente temos de viver fundamentalmente do turismo nacional” embora pese o problema da sazonalidade.