Notícias



OE 2021: APOIO DO ESTADO À TAP PODE ASCENDER A 1700 MILHÕES DE EUROS
AMBITUR


A proposta de Orçamento do Estado para 2021 entregue no Parlamento diz que a TAP, ainda este ano, “deverá utilizar a totalidade dos 1200 milhões de euros de empréstimo do Estado”. Isto para poder “enfrentar com mais confiança as necessidades do início do ano económico de 2021”.

Para o próximo ano, o Governo ainda não tem números certos de quanto a companhia aérea poderá precisar, algo que dependerá da “evolução da pandemia e a correspondente evolução da procura”, do “efeito das opções que vierem a ser adotadas no plano de reestruturação, quer quanto à reestruturação financeira, quer quanto à redefinição do posicionamento estratégico da companhia”, e ainda da “atuação transversal ao nível europeu no apoio ao setor, bem como o resultado da apresentação/notificação à Comissão Europeia do plano de reestruturação”.

Deste modo, o valor previsto é de 500 milhões de euros para que a TAP “se possa financiar em mercado, sempre no âmbito da aplicação de um plano de reestruturação que possa criar as condições para a sustentabilidade e competitividade da empresa”.

O que significa que, no total, o apoio do Estado à transportadora portuguesa, na qual detém já 72,5% do capital, poderá ascender aos 1700 milhões de euros.