Notícias



Costa espera "boa solução" para o Orçamento e quer contratação pública com o "mínimo de burocracia"
JORNAL DE NEGÓCIOS


O primeiro-ministro fez esta terça-feira um longa declaração aos jornalistas no dia em que iniciam as reuniões com os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021, defendendo que tem de ser encontrada uma boa solução para o país não ser governado aos solavancos e que a nova lei da contratação pública tem de assegurar a "máxima transparência com o mínimo de burocracia".

"Teremos de encontrar uma boa solução para ter um bom orçamento que corresponda àquilo que é prioritário: responder à crise económica e social que o país tem", disse António Costa, assinalando que "não podemos estar só à espera dos fundos comunitários", pois "há uma parte que depende de nós e à qual temos de responder".

O primeiro-ministro falou ainda do fim de mandato do Presidente do Tribunal de Contas (TdC), assinalando que foi utilizado o critério de não renovação de mandatos nas instituições de âmbito judicial, fazendo um paralelo com o que aconteceu o ano passado com Joana Marques Vidal na Procuradoria Geral da República.

Costa afastou ainda que esta não renovação esteja relacionada com o parecer negativo do TdC à proposta de lei da Assembleia da República sobre contratação pública. Para o primeiro-ministro esta tem de assegurar "máxima transparência com mínimo de burocracia".