Notícias



Consumo de combustíveis em agosto ficou 25,7% abaixo do ano passado
Expresso


A introdução de combustíveis ao consumo no mercado nacional em agosto ficou 25,7% aquém do verificado no mesmo mês do ano passado, de acordo com o mais recente boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Agosto costuma ser um dos períodos do ano de maior consumo de gasolina e gasóleo, mas o volume consumido desta vez ficou até 1% abaixo do registado em julho, cifrando-se em 561 mil toneladas. Julho, por seu turno, tinha apresentado um crescimento de 21% no consumo face a junho, evidenciando um efeito de recuperação da atividade económica e da mobilidade pós-confinamento.

Segundo o boletim da ERSE, "a retração do consumo em agosto deve-se sobretudo ao gasóleo e, em menor proporção, ao GPL (cujo consumo decresce tipicamente nesta fase do ano)".

Aveiro, Braga, Santarém, Castelo Branco e Coimbra são os distritos com gasolinas e gasóleos mais baratos, em Portugal Continental, enquanto Bragança, Beja e Lisboa apresentam os preços mais altos. A amplitude de preços entre os vários distritos ronda os 5 cêntimos por litro.

Na gasolina o preço médio em agosto teve um decréscimo de 0,3% face a julho (para 1,431 euros por litro). No gasóleo verificou-se um acréscimo de 0,4% (para 1,268 euros por litro). O GPL teve também um aumento do preço médio de 0,4% entre julho e agosto (para 0,695 euros por litro).