Notícias



Arranca hoje programa de descontos em museus e monumentos nacionais
Jornal Económico


Arranca nesta segunda-feira, 27 de julho, um novo programa de descontos no acesso a museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos nacionais. O programa lançado pelo Governo prevê descontos por pessoa de 25% e para agregados familiares (que podem ir até 10 pessoas, com ascendentes e descendentes) de 45% sobre o preço original dos bilhetes. Na lista com descontos estão, entre outros, o Palácio Nacional da Ajuda, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arqueologia e a Torre de Belém.

O programa inclui todos os monumentos, museus, palácios nacionais e sítios arqueológicos, que estão sob tutela do ministério da Cultura. Os visitantes têm sete dias para usufruir do bilhete e visitar os diversos museus, palácios e monumentos incluídos nos itinerários, bastando dirigir-se a um dos sítios para adquirir o respetivo bilhete-circuito. Vejaaquia lista completa dos itinerários e sítios de património incluídos no programa de descontos para museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos

Segundo a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, trata-se “de uma iniciativa que pretende fomentar a participação cultural dos portugueses em todo o território nacional, aproveitando um período em que as famílias procuram opções de lazer e cultura para as suas férias”.

“Portugal é rico em coleções únicas e patrimónios relevantes, de âmbito nacional e internacional, alguns dos quais classificados pela UNESCO, cujo acesso o Governo pretende incentivar a todos os cidadãos”, disse Ângela Ferreira na passada sexta-feira, 24 de julho, data em que se assinalou o Dia Nacional da Arqueologia.

Ângela Ferreira apela aos portugueses a que visitem os equipamentos culturais sob tutela do Governo, “com toda a confiança e toda a tranquilidade”, garantindo que os últimos meses foram passados “a trabalhar afincadamente para garantir toda a segurança e todas as condições, relativamente à pandemia [da covid-19]”.

Segundo o Executivo, resultante de um protocolo assinado entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e as Direções Regionais de Cultura (DRC), este programa permite visitar, com condições especiais, até ao final de setembro de 2020, todos os monumentos e museus sob a dependência destas entidades, num total de mais de 60 em todo o País – estando asseguradas as medidas de proteção e segurança dos visitantes.

São exemplos dos 17 itinerários disponíveis um dedicado a Conventos e Mosteiros, outro dedicado ao Património da Unesco, outro ainda à Arqueologia e diversos organizados por regiões ou locais, como o caso do Eixo Ajuda-Belém, que inclui o Palácio Nacional da Ajuda, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arqueologia, a Torre de Belém, o Museu de Arte Popular e o Museu de Etnologia Popular, pelo valor individual de 28 euros e familiar de 55 euros.

A lista completa dos itinerários e sítios de património incluídos em cada um, bem como respetivos preços promocionais praticados ao abrigo deste programa, estão disponíveis online no site www.culturaportugal.gov.pt.