Notícias



VIAGENS DOMÉSTICAS COLOCAM RENT-A-CAR NUMA POSIÇÃO ÚNICA
Publituris


Oano de 2019 foi “o melhor ano de sempre” para o aluguer de veículos, com a indústria a faturar 700 milhões de euros, segundo dados da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC). Este não vai ser um ano sequer semelhante, mas as empresas de rent-a-car não desistem e vêem uma luz ao fundo do túnel com a aposta nas ‘Férias cá dentro’ dos portugueses.


Gianluca Testa, diretor-geral do Avis Budget Group para a Europa do Sul, constata que existe de facto “uma diferença nas reservas este ano em comparação com anos anteriores”, comum às empresas do setor. Contudo, embora o próprio ano de 2020 esteja a ser marcado por momentos diferentes, o responsável realça que “continuamos otimistas quando olhamos para o levantamento das restrições de viagens” e que já notam um aumento da procura. “À luz das restrições para as viagens internacionais ainda em vigor, esperamos um ano focado nas deslocações domésticas, em vez das internacionais”, refere. Com o turismo a reabrir, Gianluca Testa verifica especialmente a vontade de muitos portugueses a quererem viajar pelo país este verão, mas espera também que haja uma procura por parte do mercado internacional quando as fronteiras abrirem.


Para o responsável do Avis Budget Group, o aluguer de veículos está, atualmente, “numa posição única pois disponibiliza uma solução para viagens segura e privada e é uma alternativa a outros meios de transporte nos quais o cliente não consegue controlar o seu próprio ambiente. Isto é ainda mais útil e importante no contexto de reabertura das viagens domésticas e do facto das pessoas desejarem viajar durante um dia ou um fim-de-semana pelo país”.

Procedimentos
Para acompanhar esta nova era, a Avis Budget implementou vários procedimentos que visam sobretudo a segurança dos seus funcionários e clientes, como o “Compromisso de Segurança da Avis” e a “Promessa Zero Preocupações”, além do selo ‘Clean & Safe’ pelo Turismo de Portugal. “Todos os veículos são limpos antes de cada aluguer, com especial atenção às superfícies onde há maior propensão para toque, como volantes, painéis de controlo, alavanca de velocidade, controlos do sistema de entretenimento no carro, suportes para copos, consolas centrais e puxadores de porta, por dentro e por fora. Estamos a cumprir as medidas de distanciamento social nas estações de aluguer, os colaboradores receberam equipamento de proteção individual e estão a ser instalados separadores de proteção na maior parte dos postos de atendimento”, explica o responsável. Quanto ao “Compromisso de Segurança da Avis”, este permite que clientes levantem e entreguem os veículos com o mínimo de contacto. “A experiência contactless pode ser melhorada através da utilização da App Avis, especialmente para clientes Avis Preferred, o programa de fidelização gratuito. Os clientes Avis Preferred podem beneficiar de um serviço rápido e, em locais selecionados, dirigirem-se diretamente ao veículo, garantindo uma experiência completa sem contacto”, esclarece.


No que diz respeito às reservas, o grupo de rent-a-car flexibilizou as reservas diretas de aluguer, ou seja, os clientes que reservarem diretamente podem modificar ou cancelar qualquer reserva efetuada na Europa para alugueres com início antes de 01 de setembro de 2020, sem qualquer taxa adicional. Se os clientes optarem por cancelar a sua reserva antes da data de início da reserva, será feito um reembolso total.


“Além disso, também estamos a lançar um pacote completo de aluguer de veículos sem preocupações – Avis Inclusive. Este programa combina o aluguer de viatura, a cobertura mais abrangente e o Roadside Assistance Plus, o que significa que os clientes pagam um preço único, sem se preocupar com mais nada”, complementa o responsável. O mesmo acrescenta ainda que a dispensa de Indemnização por Colisão, cobertura para furto e cobertura de Para-brisas têm descontos de até 25% e a Assistência Alargada em Viagem está incluída gratuitamente, para que “os nossos clientes possam conduzir com confiança sabendo que pouparam e estão completamente protegidos sem pagamentos extra, caso aconteça algo inesperado”.


Estes novos programas, explica Gianluca Testa, vão coexistir com os já implementados e integrados no grupo, como o Avis Free Move, uma solução criada para “dar resposta às novas necessidades dos clientes corporativos que exigem maior flexibilidade nos seus alugueres de médio e longo prazo”. “Mantivemos um forte compromisso para com as soluções de segurança que disponibilizam a melhor experiência de aluguer aos nossos clientes e correspondem às suas expetativas. Por exemplo, com a disponibilização de uma frota híbrida e novos serviços de mobilidade para dar resposta às novas necessidades dos clientes corporativos”, realça.


Quanto ao decorrer de 2020, o responsável revela que “apesar das adversidades causadas pela Covid-19, estamos otimistas em relação ao futuro da indústria de aluguer de veículos que apresenta oportunidades no setor das viagens de negócios e de lazer”. “Seguindo a tendência de antes da pandemia, acreditamos que os clientes vão continuar a procurar uma experiência de utilizador melhorada através da digitalização, opções de aluguer de veículos mais ecológicos, e o conceito de conduzir o veículo em vez de contratar um motorista”, perspetiva o responsável.