Notícias



CTP saúda acordo entre accionistas da TAP
TURISVER


O “Turismo precisa de uma TAP forte e competitiva”, afirma Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, no comunicado em que o órgão de cúpula do associativismo empresarial do turismo saúda o acordo entre accionistas conseguido a noite de quinta-feira, 2 de Julho.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera positivo que o Estado e os accionistas privados tenham chegado a um acordo para a TAP e apela a todos os intervenientes neste processo que invistam na recuperação da companhia aérea neste contexto particularmente adverso para o sector da aviação.

“Todos conhecemos as dificuldades em que se encontra a TAP, mas também o quanto é determinante para a economia e para o turismo nacional”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP, que faz notar que a Confederação vai estar ao lado da companhia “A recuperação da companhia depende da sua capacidade de financiamento e de uma equipa sólida de gestão que assegure a sua sustentabilidade. Sabemos que serão muitos e complexos os desafios que existem pela frente, mas a CTP estará ao seu lado neste esforço, porque o turismo precisa de uma TAP forte e competitiva”, acentua.

Tal como o Turisver.com noticiou, o Governo anunciou, na quinta-feira, um acordo com os accionistas privados da TAP que vai traduzir-se na saída de David Neeleman e no reforço da posição accionista do Estado de 50% para 72,5%.

Recorde-se, a propósito, que a Comissão Europeia tinha já aprovado em Junho um auxílio de emergência português à TAP, que se traduz num apoio estatal de até 1.200 milhões de euros para responder às necessidades imediatas de liquidez.