Notícias



ALGARVE E ANDALUZIA ASSINALAM RETOMA DA CIRCULAÇÃO DE FRONTEIRAS
AMBITUR


A circulação na fronteira terrestre que liga o Algarve à Andaluzia foi retomada esta quarta-feira, cerca de três meses depois de ter sido adotada a medida excecional e temporária de controlo nos pontos de passagem entre Portugal e Espanha, integrada no programa de combate à pandemia da doença Covid-19.

Na cerimónia que se enquadra na reabertura generalizada das fronteiras com o país vizinho, marcaram presença António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, José Pacheco, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Pedro Valadas, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, e o Coronel Pedro Oliveira, da Guarda Nacional Republicana. Pelo executivo português esteve José Apolinário, secretário de Estado das Pescas e também coordenador para o combate à Covid-19 no Algarve. Já do lado da comitiva espanhola, estiveram Eduardo Serra Jorge, cônsul de Espanha no Algarve, Bella Verano Dominguez, Delegada do Governo da Junta de Andaluzia em Huelva, e Maria Angel Muriel Rodriguez, Delegada Territorial de Turismo e Regeneración,Justicia y AdministraciónLocal en Huelva.

Em comunicado, a Região do Turismo do Algarve (RTA) refere que “foi um momento que reflete as boas relações económicas, sociais e culturais existentes entre os dois territórios”, salientando que a “retoma da circulação neste ponto de passagem da fronteira entre a Andaluzia e o Algarve é extremamente relevante para diversos setores de atividade, nomeadamente o Turismo”.

Para os presidentes da AMAL e do Turismo do Algarve, “a abertura das fronteiras com Espanha é uma notícia feliz. A retoma da circulação entre a Andaluzia e o Algarve significa que há uma perceção de segurança e a evidência de que estamos preparados para receber os turistas estrangeiros, nomeadamente os espanhóis, e continuar a desenvolver projetos comuns noutros setores da economia”.

Os dirigentes defendem que “a nossa região, em estreita colaboração com as diferentes entidades oficiais e o tecido empresarial, tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas extraordinárias adequadas a esta nova realidade, que acautelam a segurança e o bem-estar de todos os que escolhem visitar o Algarve. Inclusivamente, a região encontra-se entre os 21 destinos do velho continente mais seguros para passar férias durante os próximos meses, de acordo com a European Best Destinations”.

No mesmo comunicado, a RTA recorda que Espanha está no top 10 de mercados emissores de turistas para o Algarve, designadamente pela proximidade, tendo sido responsável por 1,13 milhões de dormidas em 2019 na região (+8,7% do que em2018), segundo o INE.