Notícias



INE confirma quebras "históricas" do turismo em abril
JORNAL DE NEGÓCIOS


O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira, 17 de junho,o cenário que já tinha sido antecipado com dados provisórios: em abril, a pandemia levou a uma interrupção quase total da atividade turística em Portugal, o que resultou em quebras "históricas" dos indicadores do setor. Nesse mês, os estabelecimentos de alojamento turístico receberam apenas cerca de 60 mil hóspedes, responsáveis por 175 mil dormidas, números ainda mais baixos do que aqueles que tinham sido estimados.

Ao todo, segundo a informação divulgada pelo INE, o setor contabilizou 60,1 mil hóspedes em abril, abaixo dos 68 mil que tinham sido estimados com os dados provisórios relativos a esse mês. Ao mesmo tempo, foram registadas 175,5 mil dormidas, número que também fica abaixo das 193,8 mil que eram esperadas.
Estes valores representam "diminuições históricas". O número de hóspedes caiu 97,4% face aos 2,3 milhões que tinham sido registados em abril do ano passado, enquanto o número de dormidas recuou 97% em relação às 5,9 milhões contabilizadas em abril de 2019.

Este movimento aconteceu num mês em que vigorava em Portugal o estado de emergência decretado pelo Governo, no contexto da pandemia do coronavírus.