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REPORTAGEM: EUROPCAR VÊ TECNOLOGIA COMO FORMA DE INOVAR OFERTA E GERAR MAIS RECEITA
Ambitur


A Ambitur.pt irá publicar, ao longo das próximas semanas, o resultado de conversas com 25 empresários e profissionais das mais variadas áreas do Turismo, da hotelaria a rent-a-cars, da aviação à distribuição, contando ainda com algumas análises de professores e investigadores. O foco desta reportagem foram os Recursos Humanos, a importância da Formação, a integração das Tecnologias e os desafios que se colocam ao setor. Poderá ler o trabalho na íntegra naedição 328/Março da Ambitur.

“O futuro vai ser bastante exigente para o setor”, afirma oHead ofMarketing & New Mobility da Europcar Mobility Group, Nuno Barjona, realçando a importância da formação “não só pelas instituições de ensino” mas também pelas empresasao“investir no crescimento dos colaboradores com programas de formação contínua em diversas áreas, sobretudo na área do digital”.

Por outro lado, caberá também às empresas a adaptação do novo paradigma de sustentabilidade: “Traz uma maior responsabilidade em relação ao impacto que as empresas têm na economia, na sociedade e no próprio planeta”. Este “paradigma” implica também uma “exigência maior do consumidor”, acrescenta o responsável. Nestas matérias, Nuno Barjona acredita que a “mobilidade sustentável” terá um “contributo positivo na construção do novo modelo de mobilidade”.

Para o responsável, a tecnologia vai “ganhar um espaço muito relevante na nossa economia”, na “transformação das profissões e estruturas” e na “criação de novas profissões”. Exemplo disso são os especialistas em Tecnologias da Informação e Comunicação que já “desempenham uma papel fundamental na evolução do setor”, apresentando novas soluções que têm vindo a “aprimorar a relação das empresas com o cliente”. As plataformas de pesquisa e reservas de alojamento online são a prova. Mas o responsável vai mais longe: “As pessoas estão hoje, mais do que nunca, no mundo digital” e é cada vez mais corrente o consumidor “eleger o próximo destino de férias online”, fazendo a “reserva e o pagamento a partir do computador ousmartphone”.

No rent-a-car, o cenário é idêntico: “O cliente já não quer escolher o carro assim que chega ao aeroporto pois já o terá feito no site”. Às empresas, cabe olharem para o digital como uma “possibilidade de inovar a oferta de serviços aos seus clientes e de gerar mais receitas”.

Mas a digitalização vai mais longe: “Vai ser um elemento importante para a construção de um turismo mais sustentável”, ou seja, vai contribuir para que as “empresas e os colaboradores se adaptem às novas necessidades de uma sociedade cada vez maisresponsável”, afirma.