Notícias



TAP aterra a fundo: suspende voos para 75 destino, mantém 15 e reduz frequência. Veja os que se mantêm
Expresso


Com espaços a aéreos e a fechar e os cidadãos reduzidos aos voos essenciais, a TAP encolhe a operação. A partir de segunda-feira e até 19 de abril, vai voar para apenas 15 destinos e vai reduzir bastante a frequência. Grande parte dos aviões vão ficar parqueados 

s cerca de 90 rotas da TAP vão reduzir-se a apenas 15, e os voos vão ficar-se pelos dois ou três por semana, consoante os destinos. A suspensão é temporária conforme a TAP reconhece. É uma travagem a fundo, que irá diminuir drasticamente a oferta e provocar um rombo nas receitas da companhia, num sector que é dos grandes penalizados pela paragem que o surto coronavírus obrigou o mundo a fazer.

Irão então manter-se três voos por semana para São Paulo, quatro destinos nos EUA e um no Canadá, seis voos na Europa, em países em que há muitos emigrantes, e quatro voos em Portugal: Porto, Funchal, Ponta Delgada e Terceira. As mudanças entram em vigor a 23 de março e mantém-se até 19 de abril.

A TAP esclarece em comunicado que esta decisão "pode ser revista a qualquer momento, sempre que as circunstâncias assim o exijam”. E adianta que resulta das restrições impostas pelos vários Estados das geografias em que a companhia opera.

“Tais restrições, combinadas com a acentuada queda da procura, têm vindo a gerar sucessivos cancelamentos de voos e suspensões de rotas, resultando numa redução do volume global de tráfego aéreo nas últimas semanas”, explica a empresa liderada por Antonoaldo Neves.

"Nas últimas 24 horas verificaram-se evoluções significativas das condicionantes acima referidas e, em consequência, a TAP vai reduzir de forma expressiva a operação e parquear grande parte da sua frota de aviões", adianta a transportadora.

A TAP afirma que "assegurará os voos em todas as rotas em que os mesmos sejam possíveis, de modo a dar resposta à missão de transportar os seus clientes para junto das suas famílias".

“Estamos a trabalhar na continuidade do nosso negócio, convictos de que em breve voltaremos ao ritmo normal da nossa atividade, sempre com o foco no futuro, na sustentabilidade e no crescimento da nossa TAP. Agradecemos o empenho e o sentido de missão dos nossos colaboradores neste momento em que todos têm dado tudo de si para tratar dos nossos clientes e de Portugal”, afirma o presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, citado no comunicado.

Os voos previstos

Na América do Norte, fará dois voos por semana de Lisboa para Newark, Boston, Toronto e Miami e, na Europa, voará duas vezes por semana para o Luxemburgo, Genebra, Frankfurt, Paris e Amesterdão. Para Londres a TAP fará quatro voos por semana, sempre a partir de Lisboa.

Em Portugal, a TAP terá um voo diário de Lisboa para Ponta Delgada, dois para o Funchal e três para o Porto. Fará ainda três voos semanais de Lisboa para a ilha Terceira.

A TAP irá reembolsar, com a emissão de um ‘voucher’ com a validade de um ano, os clientes que queiram cancelar viagens com início até 31 de maio.

Em alternativa permite aos clientes “alterar as suas reservas para viagens com data de início até 31 de maio, remarcando a nova viagem para qualquer destino e para uma data até 31 de dezembro de 2020”.