Notícias



Bruxelas pede aos países da UE para apoiarem a economia devido ao Covid-19
JORNAL DE NEGÓCIOS


"Devemos estar preparados para utilizar os instrumentos que há para fazer face a esta situação", afirmou, defendendo "uma resposta orçamental coordenada dos países europeus".

Essa resposta "deve ocorrer no momento certo, nem demasiado cedo nem muito tarde", afirmou. A Alemanha e a Holanda estão entre os países da zona euro que têm uma margem orçamental confortável.
Hoje, os ministros das Finanças dos 19 países da zona euro têm uma reunião por telefone para analisar a situação e discutir as primeiras medidas de emergência, como assegurar liquidez às empresas.

Terão igualmente uma primeira discussão sobre a agenda da reunião de 16 de março, em Bruxelas, a propósito dessa "resposta orçamental coordenada".

Questionado sobre Itália, que quer maior flexibilidade da Comissão Europeia sobre as regras orçamentais que lhe são aplicadas, o comissário manifestou disponibilidade.

"Vamos ver (...) com espírito de solidariedade e de compreensão da situação", afirmou. Um porta-voz da Comissão Europeia precisou que até agora Roma ainda não apresentou qualquer pedido oficial.