Notícias



Há menos de um julgamento cível por mês nos tribunais reabertos
Jornal Económico sapo


No ano passado, foram julgados 0,8 processos cíveis por mês e registaram-se 2,9 julgamentos de processos-crime mensais nos tribunais que foram reabertos há três anos, segundo os dados do Ministério da Justiça divulgados esta quinta-feira pelo jornal “Público”:

Em janeiro de 2017 foram reabertos 21 tribunais que haviam sido encerrados pela coligação PSD-CDS em 2014. Hoje, servem mais de balcões de atendimento ao público do que efetivamente de tribunais.

Segundo o diário, existem edifícios que contam apenas com um funcionário, portanto tem de fechar a porta do tribunal quando precisa de ir à casa de banho ou enquanto decorrem os julgamentos.

Para o Governo, os números são expectáveis, “dado que passou menos de um ano desde que os serviços começaram a estar disponíveis para os cidadãos neles instaurarem processos”

“A abertura ou o encerramento dos tribunais com menos movimento é uma opção puramente política que me abstenho de comentar”, disse à mesma publicação o juiz Edgar Valente, que dirige a comarca de Évora.