Notícias



Governo espera fechar 2019 com 18 mil milhões de euros em receitas turísticas
JORNAL DE NEGÓCIOS


A secretária de Estado do Turismo adiantou que o Governo espera alcança 27 milhões de hóspedes e 18,1 mil milhões de euros em receitas turísticas no conjunto do ano de 2019.
O Governo espera ter alcançado mais de 18 mil milhões de euros em receitas turísticas no conjunto do ano passado. A confirmar-se, será alcançado um novo recorde neste indicador, depois dos mais de 16 mil milhões que o setor arrecadou em 2018.

A estimativa foi apresentada, esta quarta-feira, 15 de janeiro, pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que falava num encontro organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Considerando que a taxa de crescimento registada até outubro irá manter-se, e segundo os cálculos apresentados pro Rita Marques, o Governo espera alcançar perto de 27 milhões de hóspedes e 18,1 mil milhões de euros de receitas turísticas no conjunto de 2019. No ano anterior, Portugal alojou cerca de 25,2 milhões de hóspedes e arrecadou 16,6 mil milhões de euros em receitas turísticas.

Perante esta evolução, a secretária de Estado admite, ainda assim, que o turismo está a "entrar num novo capítulo" e define três prioridades para os próximos anos: garantir que a oferta é "elástica para captar a atenção de suficientes mercados", assegurar uma "gestão eficiente da sazonalidade" e a coesão territorial.

550 novas rotas desde 2015

Para 2020, Rita Marques identifica cinco desafios principais: o reforço das rotas aéreas, a qualificação dos recursos humanos, a promoção turística internacional de Portugal, a digitalização do desin e a identificação e estruturação de novos produtos.

Quanto às rotas aéreas, a governante avança que está definido um plano a quatro anos, com uma dotação de 10 milhões de euros, para "continuar a trabalhar com operadores aéreos, conseguindo novas rotas e garantindo que estas têm uma taxa de ocupação interessante".

Mas aproveita, também, para salientar o que já foi alcançado. "Temos uma grande preocupação para que entrem novas rotas no país. Desde 2015, conseguimos atrair para Portugal mais de 550 novas rotas", afirmou.