Notícias



Avis apresenta relatório que estuda o futuro da mobilidade
TURISVER


No futuro do sector da mobilidade, a popularidade do carro mantém-se elevada, mas a atitude relativamente à aquisição e propriedade da viatura vai mudar significativamente, conclui estudo da Avis.

O “The Road Ahead: The Future of Mobility Report” revela ainda que, na próxima década, os consumidores serão guiados pela facilidade de acesso e por um modelo on demand na altura de optarem por um meio de transporte. O relatório analisou os comportamentos dos consumidores em 16 mercados na Europa e na Ásia.

Actualmente, 82% dos inquiridos consideram que ter carro próprio ainda é importante, 77% revelam que possuem carro e 50% afirmam que o carro é o seu meio de transporte ideal. Para o futuro, 68% acreditam que ter viatura própria não será a forma preferencial para aceder a um carro. Mais de metade (54%) estão preparados para prescindir do seu carro e optar por um aluguer a longo prazo, serviços on-demand ou serviços de subscrição.

As respostas dos portugueses ao inquérito são diferentes da realidade global. Possuir viatura própria é importante para 97% dos portugueses e 87% afirmam ter carro próprio. Apenas 46% admitem estar disponíveis a deixar de ter veículo próprio e passar a utilizar serviços de aluguer de longo prazo, on-demand ou subscrição, sendo que 54% acreditam que este tipo de serviços venha a ser mais utilizados no futuro.

“Hoje as pessoas querem consumir e ter acesso a produtos e serviços à distância de um click. A expectativa de um serviço on-demand teve impacto na indústria da mobilidade e resultou na evolução a que assistimos hoje”, considera Keith Rankin, presidente internacional do Avis Budget Group. “A mudança na procura e a expansão da economia partilhada representam simultaneamente desafios e oportunidades para a indústria da mobilidade”, atesta.

Para Keith Rankin, “é imperativo que os vários intervenientes no sector da mobilidade trabalhem em conjunto para garantir que as necessidades futuras dos consumidores estão satisfeitas”, e avança que “no Avis Budget Group temos vindo a demonstrar o sucesso destas colaborações – por exemplo com o Fleet Management as a Service (FMaaS), as parcerias com a Via e Lyft, e os acordos com a Ford e a Continental para fornecer carros conectados”.