Notícias



Alemanha duplica taxa para voos de curta distância e não só
OPÇÃO TURISMO


O governo alemão decidiu duplicar o imposto sobre os voos de curta distância que partem da Alemanha. Esta decisão entrará em vigor a partir de janeiro de 2020 e as receitas arrecadadas deverão ser aplicadas à redução do IVA nos bilhetes de comboio.

Com a duplicação deste imposto deve ser gerada um adicional de 600 milhões de euros na receita dos 1,2 biliões de euros por ano que esse imposto já cobra.

Curiosamente, essa decisão pouca discussão teve na Alemanha, nomeadamente entre os representantes da aviação, que acusaram o governo alemão de apropriação indevida.

A receita desse imposto, de acordo com as informações fornecidas, será usada para reduzir o IVA nos bilhetes de comboio, que devem cair de 19% para 7%.

Mas o executivo alemão não parece conformar-se apenas com estas medidas de cobrança. De facto, foi também anunciada a criação de uma tarifa mínima que será aplicada a todos os voos que partem da Alemanha. A medida determina que o preço das passagens aéreas não possa ser inferior à soma de seus impostos, taxas e outros encargos.

A criação desta taxa mínima gerou fortes críticas da indústria da aviação.