Notícias



8 em cada 10 portugueses vão gozar férias fora de casa no Verão, diz IPDT
TURISVER


As praias portuguesas são o destino mais escolhido pelos portugueses que vão gozar férias fora de casa este Verão, com o Algarve a ser o destino de eleição, revela um estudo realizado pelo IPDT com o apoio do operador turístico Soltrópico.

De acordo com os resultados do estudo de intenção de férias desenvolvido pelo IPDT com o apoio da Soltrópico, 77% dos portugueses vão fazer férias fora de casa entre Junho a Setembro deste ano, um valor que se compara com os 80,4% obtidos para igual período do ano passado.

“A expectativa para o gozo de férias é muito positiva, com o Algarve a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca Portugal no topo das preferências
para 40% dos inquiridos”, revelou António Jorge Costa, presidente do IPDT. O responsável assinala ainda que há um crescimento ligeiro no número de portugueses que vai optar por fazer férias no estrangeiro, sendo que entre estes “28% elege a Europa como destino, com destaque para Espanha”.

No que toca ao alojamento, a preferência vai para os hotéis de 4 estrelas (escolha de 29% dos inquiridos), seguindo-se as moradias ou apartamentos alugados (18%) e a casa de familiares e amigos (13%). O mês de Agosto continua a ser o preferido para fazer férias, tal como as estadas de 7 noites.

O estudo revela ainda que cerca de 44% dos inquiridos já fez reserva das férias através da internet e que 61% aponta o sol e mar como motivação principal da viagem, seguindo-se a cultura (12%) e a natureza (9%).

No que toca a despesas, o inquérito do IPDT estima que cada português gaste, em média, 434€ nas férias de verão, ou seja, cerca de 59€ / noite, “um consumo semelhante ao de 2018”.

O estudo teve por base 538 questionários, recolhidos entre 10 e 30 de Ma