Notícias



Portugal quer 1,5 milhões de turistas brasileiros em 2021
TURISVER


O ano passado, Portugal recebeu cerca de 1 milhão de turistas brasileiros. Agora, o objectivo para os próximos três anos é ultrapassar 1,5 milhões de turistas brasileiros, segundo afirmou a secretária de Estado do Turismo à Lusa, após a viagem de promoção turística que a governante realizou ao Brasil durante uma semana.

À Lusa, Ana Mendes Godinho recordou que, entre 2015 e 2018 “duplicámos” o número de turistas brasileiros chegados a Portugal, aumentando “de 500 mil para um milhão”, número que guindou o Brasil à posição de quinto maior emissor de turistas para Portugal”.

Agora, afirmou, “o nosso objectivo é continuar nesta dinâmica para, nos próximos três anos, ultrapassarmos o número de 1,5 milhões de turistas brasileiros”. Para já, estamos no bom caminho, tendo em conta que no primeiro trimestre deste ano o mercado brasileiro mostrou uma tendência muito positiva, tendo crescido perto de 29% face ao mesmo período do ano passado.

A governante sublinhou também que o mercado brasileiro é importante para o turismo português pelas suas características: “o mercado brasileiro tem uma característica interessante porque a vinda dos brasileiros é menos sazonal. Isto significa que viajam em qualquer época do ano”, disse.

Por outro lado, “a grande dimensão [do mercado brasileiro] enquanto emissor de turistas, as acessibilidades, a elevada despesa média e baixa sazonalidade” fazem com que o Brasil continue a ser “uma aposta estratégica para o turismo português, com enorme potencial de crescimento”, assinalou Ana Mendes Godinho, lembrando ainda que o mercado brasileiro é também importante por se concentrar muito na visita às regiões do Centro, Porto e Norte e Alentejo.

A secretária de Estado do Turismo falava à Lusa no final de uma viagem de sete dias ao Brasil, onde participou em eventos de promoção de Portugal como destino turístico no Rio de Janeiro e em São Paulo.