Notícias



Sempre ligado “à rede”? Cuidado com as horas de trabalho a mais
Idealista


Estamos ligados ao telemóvel e ao mundo online quase 24 horas por dia,sempre disponíveis para atender chamadas ou responder a e-mails do trabalho. O que antes era exceção, tornou-se regra, mas pode estar apôr em riscoa necessáriafronteiraentre avida profissional e pessoal. Os especialistas deixam o alerta para os riscos desta prática.

Estamos a tornar-nos reféns da tecnologia, acreditando que estar “sempre ligados” significa mais produtividade. Será mesmo assim? A médio prazo iremos pagar um custo elevado, segundo os estudos dos especialistas.

“Exaustos mas Incapazes de desligar” dá nome a um estudo de 2016, conduzido por uma equipa de investigadores norte-americanos liderada por Liuba Belkin, da Universidade de Lehigh, eveio confirmar que os profissionais americanos gastavam oito horas por semana, além do horário laboral, a responder a e-mails. “Há umstresse e ansiedade constantespararesponder a assuntos laborais fora do horário de trabalho,e isto está a levar os profissionais ao esgotamento”, referiam os autores do estudo, citado pelo Expresso.

Uma opinião partilhada pelo psiquiatra Pedro Afonso, autor do livro “Quando a Mente Adoece”. O especialista defende que estamos perante um“endeusamento do trabalho”,que pode conduzir os trabalhadores a estados de exaustão e burnout – uma doença psíquica que está aumentar muito rapidamente no mundo laboral. No seu livro, contao jornal, Pedro Afonso refere quetrabalhar muitas horas não deve ser motivo de orgulhopara nenhum profissional, sendo fundamental estabelecer fronteiras.

Artigo visto em