Notícias



Skyrider 3.0: o novo protótipo para se viajar de pé no avião
Observador


A Avionteriors não desistiu da ideia de pôr os passageiros dos aviões a viajar de pé, permitindo transportar muito mais pessoas, e apresentou um novo modelo de assento.
A Aviointeriors Group, uma empresa italiana de interiores de aeronaves, está a tratar de convencer as principais transportadoras aéreas a ultrapassar uma série de receios legais e embarcar na ideia de viajar de pé nos aviões. Ou quase.

Esta é a última versão do Skyrider, a terceira desde que foi lançado em 2010

A ideia passa por pequenos assentos, que são quase como selins de bicicleta.Os passageiros ficam em pé, mas sempre apoiados por uma pequena plataforma que permite algum descanso às pernas.A principal vantagem seria o preço mais baixo de cada viagem, já que cada avião levaria mais pessoas, bem como as mais rápidas manobras de segurança em caso de acidente. O conforto seria a principal desvantagem.

O projeto surgiu em 2010. Foi aí, aliás, que a ideia foi pela primeira vez apresentada, na Feira de Interiores de Aeronaves de Hamburgo. Na altura, ainda que tenha tido bastante alcance, a inovação não pegou e ninguém a comprou. O motivo? Ia contras as normas de segurança de transporte aéreo que diz queos assentos têm de ter pelo menos 71 centímetros de distância entre elesalgo que não acontecia com o Skyrider, que tem uma distância de 58.42 centímetros.


A primeira versão do Skyrider, apresentada em 2010 na Feira de Interiores de Aeronaves de Hamburgo não era tão vertical como a atual.

Os comprimentos podem ser um problema, já que o grande trunfo que a Aviointeriors apresenta é o facto de os aviões poderem levar mais passageiros em cada voo.Segundo as previsões da empresa, um avião construído com este tipo de assentos poderia ter mais 20% de capacidade do que a média de um avião comercial. Porém, com as regras a não permitirem grande redução nesse sentido, será difícil convencer as transportadoras a avançar.

Mas para a Aviointeriors ainda há esperança. Daí terem voltado à Feira de Interiores de Aeronaves de Hamburgo, com o Skyrider 3.0. Ainda não se sabe se há possíveis interessados. A companhia “VivaColombia” disse em junho de 2018 que estaria “interessada em todas as ideias que tornassem as viagens mais baratas”, incluindo os assentos verticais. Também o CEO da RyanAir, Michael O’Leary, demonstrou apoio a ideias como estas em 2010.