Notícias



Uber quer encaixar 8,9 mil milhões com IPO
JORNAL DE NEGÓCIOS


A Uber pretende entrar em bolsa e arrecadar cerca de 10 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros), avança esta quarta-feira a Bloomberg. A confirmar-se, será o maior IPO do ano nos EUA e um dos dez maiores de sempre no país.
A Uber pretende entrar em bolsa e espera arrecadar até 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,9 mil milhões de euros), naquele que poderá ser o maior IPO (Oferta Pública Inicial) deste ano nos EUA e um dos dez maiores de sempre no país, noticia esta quarta-feira a Bloomberg.

Citando fontes próximas do processo, a Bloomberg refere que a plataforma de transporte em veículos descaracterizados poderá apresentar o pedido formal já esta quinta-feira.

A empresa, refere a mesma fonte, iniciará um "road show" este mês e deverá ser admitida em bolsa já em maio. A Uber pretende cotar na New York Stock Exchange (NYSE) e conta com a assessoria do Morgan Stanley, Goldman Sachs e Bank of America.

A apresentação do pedido formal para entrada em bolsa implica que, pela primeira vez, serão conhecidos os números da Uber, quer em termos financeiros quer em termos operacionais.

Em fevereiro, a Uber indicou que faturou 50 mil milhões de dólares (44.368 milhões de euros) no ano passado em reservas dos seus serviços, uma subida de 45% face a 2017. As receitas líquidas situaram-se nos 11,4 mil milhões de dólares (10,1 mil milhões de euros). A empresa encerrou 2018 com prejuízos de 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros), uma melhoria de 15% em relação ao ano anterior.

Após a notícia sobre a intenção da Uber de entrar em bolsa, as ações do Softbank, um dos principais acionistas da empresa, inverteram das quedas e subiram até 1,9% na bolsa de Tóquio.

Os investidores estarão atentos aos números divulgados pela Uber e poderão compará-los com os da rival Lyft, que entrou em bolsa no final de março.

A mais recente avaliação de mercado da Uber, quando a Toyota investiu na empresa no ano passado, apontava para um valor de 76 mil milhões de dólares (67,4 mil milhões de euros).