Notícias



Musk já lançou o Tesla Y e espera que seja o mais vendido
JORNAL DE NEGÓCIOS


Elon Musk já apresentou o mais recente modelo da Tesla: o Tesla Y. O lançamento foi feito esta quinta-feira à noite, na California.

Musk disse que considera "provável" que as vendas do modelo recém-anunciado sejam superiores às do "S, X e 3 combinadas".

O novo SUV é em grande medida semelhante ao Model 3 sedan, mas distingue-se por ser maior e poder acolher sete passageiros. Terá quatro versões: Performance, Dual Motor AWD, Long Range e Standard Range. Na primeira, o velocímetro passa dos zero aos 100 quilómetros/hora em 3,5 segundos e é também a mais cara: custa 60.000 dólares. Tanto esta como as duas versões intermédias que se seguem têm a data de lançamento prevista para 2020.

Na "outra ponta" do leque está o standard Range cujo preço desce aos 39.000 dólares. A versão que atinge a maior velocidade é a Dual Motor, que chega aos 217 quilómetros por hora, e a que percorre a distância mais longa sem precisar de carregamento é a "Long Range", que chega aos 482 quilómetros.

O novo carro já está disponível para pré-encomenda através do site da Tesla. Para tal, são exigidos 2.500 dólares. Esta novidade segue-se à de que a Tesla vai lançar uma versão low-cost do já existente Model 3, que custará 35.000 dólares.

O CEO da Tesla afirmou que 2018 foi um ano "muito intenso" e que foi "como envelhecer cinco anos num só ano", referindo-se às dificuldades na produção. Mas sublinhou que, dentro de um ano, a Tesla já terá quebrado a fasquia do milhão de veículos produzidos.

O ano passado foi o primeiro no qual a Tesla conseguiu atingir lucros em dois trimestres consecutivos, embora Musk já tenha vindo avisar que não espera repetir o registo nos primeiros três meses de 2019.