Notícias



PORTUGAL VENCE ITB EARTH AWARD
AMBITUR


Portugal acaba de ser distinguido com o ITB Earth Award, durante a ITB Berlim, pelo sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental. Atribuído pela ITB Berlim e pela Green Destinations, fundação sem fins lucrativos que visa o turismo sustentável, o ITB Earth Award vem somar-se aos prémios internacionais já conquistados por Portugal no âmbito da sustentabilidade.

Os princípios do turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável estão no cerne da Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governo, que pela primeira vez define metas específicas em cada um dos três pilares do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental.

No plano económico, Portugal pretende atingir 80 milhões de dormidas até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo.

Em termos sociais, os objetivos passam por ampliar a atividade turística o todo o ano, reduzindo a sazonalidade para 33,5%. Pretende-se ainda aumentar as qualificações do ensino secundário e pós-secundário no turismo até atingir 60% dos colaboradores no setor e garantir que 90% dos residentes em zonas turísticas consideram positivo o impacto do turismo no seu território.

Já no plano ambiental, as metas são garantir que, até 2027, nove em cada 10 empresas do país adotam medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos, refere o comunicado do Turismo de Portugal.

Esta estratégia tem vindo a ser implementada através de várias ações, das quais se distingue o Programa Valorizar, concebido para estimular uma distribuição mais equilibrada da procura turística, reduzir a sazonalidade e gerar valor e emprego em todo o país.

Este programa de apoio ao investimento foi iniciado em 2016 e estrutura-se através de quatro linhas de financiamento, que atendem às necessidades identificadas na ET 2027: Valorização Turística do Interior, Disponibilização de Redes Wi-Fi, Turismo Acessível e Sustentabilidade. No total, já foram apoiados mais de 500 projetos por todo o país, num investimento superior a 100 milhões de euros.

Alinhadas com esta estratégia, o Turismo de Portugal desenvolveu também um conjunto de iniciativas para medir a sustentabilidade, que podem ajudar a gerir adequadamente os destinos turísticos.

Uma delas é o desenvolvimento de uma rede de observatórios regionais de turismo sustentável, que apoiam a gestão de destinos turísticos a nível regional e local, integrados na Rede INSTO (International Network of Sustainable Tourism Observatories) da Organização Mundial do Turismo, e apoiados por um sistema de indicadores turísticos sustentáveis.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “este prémio reconhece a importância da Estratégia Turismo 2027 que aprovámos em 2017, e que se norteia por metas de sustentabilidade ambiental, social e económica, bem como dos programas que implementámos para que o Turismo seja uma atividade com um impacto cada vez positivo nos territórios e nos residentes. Temos como ambição afirmar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo e este prémio é mais uma peça nesse caminho. Ainda temos muito trabalho pela frente e este prémio dá-nos ainda mais força para continuar”.