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Estudo ADAC: Motores Diesel mais recentes quase não emitem NOx
MOTOR 24


Se em termos de emissões de dióxido de carbono (CO2), os motores turbodiesel de nova geração são conhecidos pela sua eficácia, o estudo efetuado pelo clube automóvel alemão, o ADAC, aponta também resultados que surpreendem no caso de alguns dos Diesel analisados já ao abrigo da norma Real Driving Emissions (RDE), que avalia as emissões dos veículos em condições reais de condução.

Assim, entre os dados revelados estão aqueles que apontam os motores mais recentes da Mercedes-Benz, Opel e BMW como altamente eficientes, com o C220 d a emitir 0 mg/km de NOx, enquanto o BMW 520d Touring emite uma quantidade irrisória de 1 mg/km, o mesmo valor que o obtido na avaliação ao Opel Astra 1.6 Turbo D. Ainda na senda de números baixos, o BMW 520d Steptronic teve um valor de 5 mg/km e o Citroën Berlingo 1.5 BlueHDI 130 teve um resultado com apenas 7 mg/km de NOx.

O VW Golf 1.6 TDI SCR também teve resultados bastante baixos, com um valor de 14 mg/km, seguido pelo Audi A8 50 TDI. O Honda Civic 1.6 i-DTEC foi, por oposição, o automóvel ensaiado com número mais elevado de partículas de NOx, com 101, ainda assim bastante abaixo do valor de tolerância de 168 mg/km estabelecido pela Comissão Europeia.

Recorde-se que os veículos com norma Euro 6 têm um limite de emissões de NOx de 80 mg/km, mas para poderem ter um tempo de transição, os veículos Euro 6 e Euro 6d-TEMP têm um valor de tolerância – que tem em conta eventuais discrepâncias nos métodos de análise da RDE – de 2.1, o que permite aos modelos com motor Diesel matriculados a partir de setembro de 2019 emitirem um valor de 168 mg/km e a partir de janeiro de 2020 o valor de tolerância baixará para 1.43, ou seja, apenas cerca de uma vez e meia mais do que o limite de 80 mg/km (será de 114 até atingirem os 80 posteriormente). Nos veículos a gasolina, o limite é de 60 mg/km nos ensaios de estrada (havendo tolerância até 126 mg/km).

Nestes, também são apresentados resultados bastante positivos, mesmo que não exista nenhum com emissões zero de NOx. O destaque vai para o Suzuki Ignis 1.2, com 3 mg/km, seguido de perto pelo Hyundai i20 1.0 T-GDi, Suzuki Swift 1.2 AWD e Volkswagen 1.5 TSI BlueMotion DSG, todos eles com 4 mg/km emitidos. O mais elevado é o Renault Mégane 1.3 TCe de 140 CV, com 15 mg/km, ainda assim longe do limite de 60 mg/km de NOx.

A conclusão desta análise indica, então, que todos os modelos Diesel ensaiados, num total de 13, cumprem as mais restritivas normas antipoluição já em preparação,

MODELOS A GASÓLEO

Modelo ensaiadoNormaRDE NOx (em mg/km)Percentagem do valor limite
Audi A8 50 TDI6c150,19
BMW 520d Steptronic6c50,07
BMW 520d Touring6d-TEMP10,01
BMW X2 xDrive 20d6d-TEMP230,29
Citroen Berlingo BlueHDI 1306d-TEMP70,09
Honda Civic 1.6 i-DTEC6d-TEMP1011,26
Kia Ceed 1.6 CRDi6d-TEMP220,28
Mercedes A 180 d6d-TEMP400,5
Mercedes C 220 d6d-TEMP00
Opel Astra 1.6 D6d-TEMP10,02
Peugeot 308 SW BlueHDi 1806d-TEMP300,37
Volvo XC60 D5 AWD6d-TEMP560,7
VW Golf 1.6 TDI SCR6d-TEMP140,17

MODELOS A GASOLINA

Modelo ensaiadoNormaRDE Nox (em mg/km)Percentagem do valor limite
BMW 218i Active Toure6d-TEMP80,13
BMW 230i Coupé6c100,16
Hyundai i20 1.0 T-GDI6d-TEMP40,07
Kia Ceed 1.4 T-GDI6d-TEMP100,16
Mercedes-Benz A 200 DCT6d-TEMP90,16
Renault Megane TCe1406d-TEMP151,25
Suzuki Ignis 1.26c30,05
Suzuki Swift 1.2 AWD6c40,07
Suzuki Swift Sport 1.46d-TEMP90,14
Volvo XC40 T5 AWD AT86c90,14
VW Golf 1.5 TSI6c140,23
VW Golf 1.5 TSI BM DSG6d-TEMP40,06
VW up! GTI6d-TEMP90,15