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AEROPORTOS PORTUGUESES FORA DOS 20 MELHORES DE 2018
AMBITUR


A Skycop partilha num comunicado à imprensa, o estudo lançado da Liga da Pontualidade da OAG(Guia Oficial das Companhias Aéreas) que revelou quais as companhias aéreas e aeroportos mais pontuais do mundo no ano de 2018.

Para compilar estes resultados, “recorreu-se aos registos de 58 milhões de voos realizados ao longo do último ano, e para que seja considerada uma amostra válida foram registadosmais 80% dos voospela OAG”. Por definição, são “considerados voos atrasados os que descolam e aterram 15 minutos depois do horário oficial e, por isso, um dos objetivos mais importantes para qualquer companhia aérea é o voo chegar dentro do horário previamente definido. Inseridos nestes dados, estão também os voos que foram cancelados”, lê-se no comunicado.

Hoje às 15h haverá umwebinar abertocom o Chief Analyst e o director of Data da organização para analisar as tendências que os resultados indicam. Os interessados podem seguiraqui.

Companhias aéreas: Copa Airlines ganha a corrida e Vueling cai a ´pique` no ranking

O estudo separa as companhias aéreas em três categorias e os aeroportos em cinco – e em cada uma delas foram analisadas os vinte melhores classificados.

Independentemente das categorias, a Copa Airlines, da América Latina, conquista o primeiro lugar, já que 89,79% dos seus voos cumprem os horários estabelecidos. A airBaltic é a vice-campeã, com 89,17%, e a Vueling registou a maior queda, passou da 7ª posição para a 63ª posição.

Na categoria das “mega companhias aéreas”, o Grupo LATAM subiu de 8º para o 1º lugar com 85,60%.

Contrariamente ao grupo brasileiro, as companhias aéreas europeias, a SAS e a Lufthansa, caíram vários lugares, 11º e 18º respetivamente. Ainda relativamente a companhias aéreas europeias, a British Airways garante a 10ª posição com 75,78%, e a francesa Air France o 13º lugar com 74,11% de voos realizados dentro do horário.

Na segunda categoria de companhias aéreas, foram analisadas 250 operadoras com mais de 30 mil voos programados. Os três primeiros lugares foram ocupados pela Copa Airlines, airBaltic e Hong Kong Airlines (88,11%), respetivamente. Algumas companhias Low Cost bastante conhecidas não chegaram sequer ao Top 20, como é o exemplo da Ryanair. Das Low Cost europeias, apenas a Transavia (81,98%, 6º lugar) e a Norwegian (74,57%, 18º lugar) permanecem no top 20. A Azul domina o gráfico com 85,21%.

Ao serem analisadas as operadoras europeias, constatou-se que a airBaltic assume a primeira posição, com a KLM logo abaixo em segundo lugar (84,52%), seguida pela Ibéria (84,01%), esta que em 2017 não chegou ao top 10. A TAP por sua vez encontra-se fora do Top 20, pois de acordo com um dos últimos estudos da OAG de 2018, a companhia aérea portuguesa foi a companhia que mais voos atrasados teve.

Aeroportos: Madrid e Amsterdão na liga dos grandes

Na categoria dos principais aeroportos (com capacidade anual de 20 a 30 milhões de passageiros) a liderança foi alcançada pelo aeroporto Moscovo-Sheremetievo, onde os passageiros desfrutam de uma OTP (On Time Performance) de 87,00%. Mas ao considerar a categoria de mega aeroportos (capacidade para mais de 30 milhões), o primeiro lugar fica no Japão, conquistado pelo aeroporto de Tokyo Haneda, com 85,62%. Nesta lista dos grandes aeroportos, Madrid é a primeira cidade europeia, sendo a sexta na classificação mundial com uma OTP de 79,16% e Amsterdão garante a 8ª posição com 77,73%. Todos estes dados significam que mesmo no melhor aeroporto europeu, é possivel esperar que 1/5 dos seus voos cheguem atrasados ​​ou sejam de alguma forma interrompidos.

Na categoria dos aeroportos médios (5 a 10 milhões de lugares) a Cidade do Panamá passou do 2º lugar para o 1º com um OTP de 91,11%. Continuando a tendência da inépcia europeia, o Aeroporto de Birmingham, o primeiro lugar entre os aeroportos médios do ano passado, saiu do top 20 este ano. No total, 14 dos 20 principais aeroportos médios são americanos, segundo as estatísticas. Por outro lado, enquanto Osaka liderou o ranking dos grandes aeroportos (10-20M), exibindo um OTP de 88,22%, o gráfico incluiu apenas 3 europeus. Atenas foi o 14º, Istambul Sabiha Gokcen o 18º e Oslo o 20º.

Relativamente aos pequenos aeroportos, – com 2.5 milhões a 5 milhões de lugares – que foram analisados tal como os restantes, foi a vez do aeroporto de Minsk brilhar na sua categoria com uma OTP de 92,35%. Três aeroportos brasileiros fizeram parte da lista. No entanto, os aeroportos europeus não tiveram muito sucesso. Por exemplo, o Paris Charleroi caiu do Top 5 para a 6ª posição em 2017 – e este ano saiu do top 20 na classificação mundial de pequenos aeroportos.