Notícias



EUROPCAR MOBILITY GROUP CRIA NOVA UNIDADE DE NEGÓCIO PARA ACELERAR AS SUAS NOVAS ATIVIDADES DE MOBILIDADE EM 2019
AMBITUR


O Europcar Mobility Group transformou-se em menos de cinco anos numa “empresa de serviços de mobilidade” oferecendo atualmente uma ampla gama de soluções neste segmento: desde o aluguer de automóveis, passando pelos serviços de motorista, partilha de veículos (carros e motos) e aluguer de automóveis peer-to-peer, entre outros. Essa transformação foi apoiada nareorganização em cinco Unidades de Negócios, nomeadamente Automóveis, Vans & Trucks, Low Cost, Nova Mobilidade e Cobertura Internacional (onde se incluem os franchises, as alianças e o desenvolvimento internacional de vendas).

Em 2019, o Europcar Mobility Group procurará desenvolver estas novas actividades através da sua nova Unidade de Negócios de Mobilidade e de uma nova aposta no posicionamento em segmentos que na Europa têm vindo a crescer a dois dígitos – incluindo ocarsharing, serviços de motorista e aluguer de automóveis peer-to-peer– que apresentaram em 2018 um aumento de + 52% face a 2017 (resultados acumulados referentes ao final do terceiro trimestre de 2018).

O objetivo seráduplicar as receitas do Grupo nestas atividades em 2019através do crescimento em cidades onde detém já operações e da abertura de serviços em novas cidades e novos países. Na vanguarda destes desenvolvimentos encontram-se as marcasUbeeqo(carsharing round-trip B2B e B2C),Scooty(Scooter sharing) eBrunel(serviços de motorista).

Nos quatro novos países onde o Europcar Mobility Group planeia desenvolver estes serviços incluem-sePortugal, Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia, intensificando a presença nos atuais 7 países onde o Grupo detém já operações (França, Alemanha, Bélgica, Itália, Irlanda, Espanha, Reino Unido). Para apoiar esta expansão o Grupo iráduplicar a frota de automóveispartilhados de 2.500 para 5.000.

A equipa de gestão da unidade de negócios foi também reorganizada em linha com este propósito:

– Sheila Struyck, responsável pelo lançamento de iniciativas de new mobility e set-up da respectiva Unidade de Negócios e Laboratório de inovação do Grupo, desde há 4 anos, deixará o seu papel executivo de Diretora da Unidade de Negócios e atuará como consultora sénior para a Unidade de Negócio;

– François Barraud é nomeado vice-diretor da Unidade de Negócios, sob a liderança de Fabrizio Ruggiero, vice-presidente executivo do Grupo e Chefe das Unidades de Negócio. François Barraud tem mais de 25 anos e um histórico comprovado de sucesso da implementação de sinergias, como factores de aceleração e ampliação de negócios, em França e noutros outros países, além de experiência em vários ambientes de negócios (onde se incluem empresas como a Bain & Company, Grupo Carrefour e Arc internacionais) e players digitais e empresas de tecnologia – como o Microsoft Brainsonicand – onde ocupou vários cargos de gestão sénior.As suas principais prioridades serão gerir o crescimento e otimizar as sinergias existentes entre a Nova Unidade de Negócios de Mobilidade e as outras atividades do Grupo.

Fabrizio Ruggiero, vice-presidente executivo doEuropcar Mobility Group ediretor das Unidades de Negócios (Aluguer de automóveis, Vans&Trucks, Low Cost, New Mobility e Internacional), afirmou a propósito desta nova unidade que: “Como empresa de serviços de mobilidade queremos oferecer aos nossos clientes uma alternativa atractiva à propriedade do automóvel, proporcionando uma experiência de mobilidade aberta para todos. Vamos procurar expandir estas novas atividades de mobilidade de forma sustentável e rentável com base no nosso know-how histórico em gestão de frotas. É exatamente isto que planeamos fazer em 2019.”