Notícias



Brexit: votação do acordo de Theresa May marcada para 15 de janeiro
Jornal Económico


Os deputados do parlamento britânico vão votar o acordo de Theresa May pelo Brexit na próxima terça-feira, 15 de janeiro, confirmaram fontes do Governo esta segunda-feira, de acordo com a “BBC”.

O voto da Câmara dos Comuns foi cancelado no mês passado pela primeira-ministra, que enfrentava na altura uma possível derrota, mas as mesmas fontes garantiram ao canal televisivo britânico que a votação não será adiada novamente.

Mais de 200 deputados já assinaram uma carta para Theresa May, pedindo-lhe para descartar a possibilidade um Brexit sem compromisso. O acordo da primeira-ministra que abrange os termos da saída do Reino Unido e o quadro de futuras relações com a União Europeia, já foi acordado com os líderes da UE, mas precisa de passar por uma votação dos deputados antes de ser aceite.

O Reino Unido deverá deixar a UE a 29 de março de 2019. OPartido Conservador de Theresa May conta com uma maioria no Parlamento, que já disse não apoiar o acordo. Contudo, o ministro do Brexit, Kwasi Kwarteng, rejeitou as sugestões de que o Governo aceitou que perderia a votação da próxima semana e estava a planear voltar a Bruxelas.

“O plano é ganhar a votação na terça-feira, ou sempre que ocorrer”, disse Kwarteng ao programa “Today”, da “Rádio 4 da BBC”.

O editor político assistente da “BBC”, Norman Smith, assumiu que as garantias sobre o apoio irlandês provavelmente incluirão propostas para minimizar quaisquer diferenças reguladoras entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

Enquanto isso, num texto enviado ao “Daily Telegraph”, o ex-secretário de Relações Externas, Boris Johnson, afirmou que a opção de deixar a UE sem acordo “está mais próxima do que as pessoas realmente votaram” no referendo da UE em 2016.

Boris Johnson, disse ainda que de todas as opções sugeridas, a opção de não negociação está a “ganhar popularidade” e descartou as advertências contra ele, que disse serem “francamente apocalípticas”.

No domingo, Theresa May alertou para o facto do Parlamento rejeitar o seu acordo com o Brexit, o país irá entrar em “território desconhecido”.