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Carros de oito marcas passam à classe 1
JORNAL DE NEGÓCIOS


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) homologou até ao final de 2018 um conjunto de veículos de um total de oito marcas que passam a beneficiar das tarifas de portagem da classe 1.

Com o arranque de 2019 concretizou-se a alteração das classes de portagens, passando os veículos com um peso bruto inferior a 2.300 quilos e uma altura ao primeiro eixo entre 1,10 e 1,30 metros, que cumpram a norma ambiental Euro 6 relativa às emissões automóveis e possuam sistema de pagamento automático, a beneficiar do regime de exceção criado em 2005 que atribuiu a classe 1 aos monovolumes.

Com base na informação fornecida pelos fabricantes automóveis, o IMT elaborou já uma lista de modelos de veículos que cumprem e não cumprem os requisitos exigidos, que irá sendo atualizada. Segundo a lista publicada no final de 2018, foram homologados veículos como Citroën Berlingo, Hyundai Tucson, Jeep Renegade e Compass, Kia Sportage e Peugeot Rifter e Partner, assim como modelos da Lexus, Mazda e Toyota.

Para beneficiarem do desconto nas portagens, também a Via Verde tem de verificar e validar se o veículo cumpre os requisitos.

O grupo PSA, que detém uma fábrica em Mangualde, foi dos que mais pressionou a alteração à lei, condição que colocou para manter o investimento no país. Os seus recém-lançados Peugeot Partner e Citroën Berlingo pagariam classe 2 se não houvesse mudança.

Nesta fase estima-se que apenas cerca de 2.100 veículos passem a usufruir deste desconto, mas até 2020 deverão ser lançados 30 modelos que, sem esta alteração, iriam pagar classe 2.