Notícias



Pedro Marques intervém na conferência sobre ‘Transportes do Futuro’
Jornal Económico


Pedro Marques será um dos principais oradores na sessão de abertura do congresso sobre Transportes do Futuro, que hoje, dia 4 de dezembro, se realiza em Bruxelas.

Neste congresso organizado pelo Fórum Europa, a sessão de abertura irá debater o tema “Roteiro para Sistemas inteligentes de Transportes: a chave para a Conectividade?”

Na sessão em que participa o ministro português do Planeamento e das Infraestruturas irão também intervir Henrik Hololei, director geral da DG MOVE, da Comissão Europeia; e Volodymyr Omelyan, ministro das Infraestruturas da Ucrânia, cabendo a moderação do debate a Paul Adamson, ‘chairman’ do Fórum Europa.

“O desenvolvimento e implementação de sistemas inteligentes de transportes representam a componente chave na política de transportes europeia. Estes sistemas proporcionam a oportunidade de aumentar a segurança e diminuir o congestionamento e as emissões, tornando o sector da mobilidade mais sustentável e eficiente”, destaca o Fórum Europa.

As tecnologias, os sistemas multimodais de transportes, o papel do transporte público na inovação do setor, e a opção pela electrificação e por combustíveis alternativos serão outros temas em análise nesta conferência.

O vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, também vai intervir nesta conferência.