Notícias



Como obter 2ª Via / Certidão de Liquidação de IRS
Home Page Jurídica


Desta feita, porque é uma informação/documento que é muita vez solicitado, apresentamos os passos que deve seguir para obter uma certidão da sua nota de liquidação do IRS referente aos anos anteriores que pretende.

Ao efetuar o pedido, vai ser-lhe disponibilizado um documento .pdf que poderá entregar em qualquer repartição ou serviço público e que terá a mesma validade do que o original que lhe foi remetido pela Autoridade Tributária aquando da sua notificação da liquidação do IRS.

Para obter uma 2.ª via da nota de liquidação do IRS através do Portal das Finanças deverá seguir estes passos:

1.º - Aceder ao Portal das Finanças (conforme imagem supra).

2.º - No menu lateral esquerdo, clicar em “Serviços”.

3.º - Na listagem de serviços, aceder a “Documentos > Certidões >Pedir Certidão”.

liquidacao irs 2

4.º - Nas opções de pedido de certidão escolher “Liquidação de IRS”.

5.º - No campo ano que aparece de seguida, introduzir o ano a que reporta a liquidação no formato AAAA, como por exemplo “2017”.

6.º - Clicar em “Confirmar”.

liquidacao irs 3

7.º - Confirmar que o pedido de certidão está de acordo com o pretendido e clicar em “Obter”.

Irá de seguida ser gerado e descarregado um ficheiro .pdf com a certidão pedida.