Notícias



Pedro Siza Vieira assume pasta da Economia
Turisver


O actual ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, vai acumular a pasta da Economia, em que substituiu Manuel Caldeira Cabral que assumia estas funções desde a posse do governo de António Costa e que terá pedido para abandonar o cargo. Pedro Siza Vieira passará, assim, a ser ministro Adjunto e da Economia, pelo que ficará com responsabilidades sobre o Turismo, uma das Secretarias de Estado sob tutela da Economia.

A tomada de posse dos novos ministros está marcada para segunda-feira, dia 15 de Outubro, pelas 12h00, no Palácio de Belém. Será provável que após a tomada de posse comecem a surgir notícias sobre alterações nas Secretarias de Estado, não sendo no entanto expectável que haja mudanças na Secretaria de Estado do Turismo, liderada por Ana Mendes Godinho.

Ministro Adjunto no XXI Governo Constitucional desde Outubro de 2017, Pedro Siza Vieira é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1987). Na sua actividade académica foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa e assistente na Universidade Autónoma de Lisboa e ainda, professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa.

Como advogado, foi sócio da Morais Leitão, J. Galvão Teles e Associados, Sociedade de Advogados e, de 2002 a Outubro de 2017, sócio da Linklaters LLP, sendo Managing Partner do escritório de Lisboa desta sociedade, entre 2006 e 2016.

Entre outras funções, foi membro da Direcção da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal e presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem, além de ter integrado o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e ter sido vogal da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas.

A substituição de Manuel Caldeira Cabral incluiu-se na mini-remodelação governamental anunciada este domingo e que abrangeu as pastas da Saúde (Marta Temido é a nova ministra) e da Cultura (nova ministra, Marta Fonseca), além da Defesa, que era já conhecida (entra João Gomes Cravinho).