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OMT PROPÕE 11 ESTRATÉGIAS E 68 MEDIDAS PARA COMBATER EFEITOS NEGATIVOS DO TURISMO
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A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou esta terça-feira, 18 de Setembro, o relatório “Overtourism: Compreender e gerir o aumento de Turismo urbano além das percepções”, um documento que propõe 11 estratégias e 68 medidas para reduzir os efeitos negativos do Turismo , que inclui Lisboa, e que foi apresentado durante a Cimeira Mundial de Turismo Urbano, que decorre até quarta-feira, 19 de Setembro, em Seul, capital da Coreia do Sul.

O relatório da OMT analisa as percepções dos residentes face ao Turismo em oito cidades europeias, nomeadamente Amesterdão, Barcelona, Berlim, Copenhaga, Lisboa, Munique, Salzburgo e Talin, com o objectivo de melhor entender as dificuldades associadas à gestão de fluxos turísticos em contexto urbano, com foco na relação entre residentes e visitantes.

Num comunicado enviado à imprensa, a OMT diz que o relatório, que foi elaborado em colaboração com duas instituições universitárias europeias, surge num momento em que estão a aumentar as “atitudes hostis das populações locais face aos visitantes”, o que tem levado até ao aparecimento de novos termos como ‘overtourism’ e ‘turismofobia’, e em que existe a necessidade de garantir políticas e práticas sustentáveis, devido ao forte crescimento do Turismo urbano.

“A governança é a chave. Abordar as dificuldades que o Turismo urbano enfrenta é uma tarefa muito mais complexa do que é geralmente reconhecida. É preciso estabelecer um roteiro urbano que integre questões de interesse nas políticas municipais”, afirma Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, alertando que é também necessário assegurar que as comunidades locais “compreendam e beneficiem com os aspectos positivos do Turismo”.

O documento propõe um total de 11 estratégias para reduzir ao mínimo os efeitos negativos do Turismo, nas quais estão incluídas 68 medidas, e que passam por promover a dispersão de visitantes no espaço e no tempo; criar novos itinerários e atracções; rever e adaptar a regulação; melhorar a segmentação de visitantes; garantir que as comunidades locais beneficiam com o Turismo; criar experiências que beneficiem residentes e visitantes; melhorar as infraestruturas e facilidades das cidades; comunicar e envolver os agentes locais e os visitantes, bem como definir medidas de monitorização e resposta.

“Não existe uma solução única para todos lidarem com o ‘overtourism’. Pelo contrário, o Turismo deve fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável em toda a cidade”, acrescenta Ko Koens, investigador da Universidad de Ciências Aplicadas de Breda, uma das instituições que participou na realização deste relatório.