Notícias



A Uber tem mais um concorrente: Chauffeur Privé já circula em Lisboa
Observador


Há mais um serviço de transporte individual de passageiros a circular no país. AChauffeur Privé, umaplataforma francesa de transporte e mobilidade urbana, chegou esta segunda-feira a Portugal, o primeiro mercado a receber o seu plano de expansão internacional.

O serviço vai começar em Lisboa, com 500 motoristas numa fase inicial—que foram selecionados e formados — e vai concorrer diretamente com plataformas como a Uber, Taxify e Cabify, que fornecem o mesmo tipo de serviço. Até ao final do ano, a empresa pretende duplicar o número de motoristas, anunciou em comunicado. O objetivo desta chegada ao território nacional passa por “desenvolver e desafiar o mercado português, oferecendo uma alternativa aos atuais serviços de transporte individual de passageiros”, lê-se na nota enviada.

Portugal é, sem dúvida, um solo fértil para expandir as ideias de negócio mais originais, sobretudo no que diz respeito a negócios digitais, tendo em conta o nível elevado de desenvolvimento do país neste segmento”, afirmou Sérgio Pereira, diretor da empresa em Portugal.

Sérgio Oliveira salientou também que “o setor do turismo em Portugal, acompanhado pelo espírito de iniciativa e de mudança dos utilizadores portugueses, representa um potencial de negócio interessante”, sublinhando a necessidade de uma aposta na qualidade do serviço para os utilizadores e no apoio aos motoristas. A plataforma garantiu que “os impostos aplicados sobre os serviços prestados em Portugal serão pagos ao Estado Português”.

O preço das viagens na Chauffeur Privé é fixo, o que significa que fatores externos como o trânsito não vão influenciar o preço definido inicialmente,tendo um valor base de 2,50 euros. Nos primeiros 30 dias de funcionamento,anunciou a empresa, há uma campanha com um desconto de 50% sobre todas as viagens realizadas.

Os clientes poderão também aderir a um programa de fidelização que permite que cada utilizador possa ganhar 1 ponto na sua conta (convertido em descontos) por cada euro gasto em viagens, tendo a fidelização quatro modalidades diferentes: Gold, Silver, Platinum e Red. A Chauffeur Privéfoi fundada em 2012, em Paris, e conta atualmente com cerca de 18 mil motoristas e mais de dois milhões de clientes em França. Foi considerada a segunda startupcom maior crescimento no país.