Notícias



Desconto no IRS ajuda empresas a atrair quadros sem subida de salários
Jornal de Negocios


Ao aumentar os salários líquidos, a medida anunciada por António Costa torna os empregos em Portugal mais apetecíveis, sem que as empresas tenham de aumentar salários.

Esta evidência não foi referida pelos presidentes das associações patronais que, na maioria dos casos, atribuem a falta de mão-de-obra – uma queixa recorrente quando o emprego recupera – a questões estruturais e conjunturais.

Se é certo que o discurso se centra na "falta de profissionais qualificados" também é verdade que as queixas se estendem aos não qualificados. Faltam empregados de mesa, empregados de bar, copeiros, ajudantes de cozinha, empregados de quarto, explicava a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, em declarações ao DN, no início do ano.

Não estará a "falta de mão-de-obra" relacionada com os salários que as empresas estão dispostas a oferecer? Vieira Lopes, da CCP, admite que em parte possa ser esse o problema. Francisco Calheiros, da Confederação do Turismo, responde que "não". "Quando as pessoas saíram do país a taxa de desemprego superava os 17%." Agora está abaixo dos 7%, refere, para explicar que este contexto dificulta o recrutamento de trabalhadores.

Esta terça-feira, em declarações ao DN, o primeiro-ministro lembrou que já há programas de descontos fiscais como o que se dirige aos residentes não habituais. Lembrou ainda que disse recentemente "que faríamos a nossa parte no Orçamento do Estado com o incentivo fiscal, mas que as empresas teriam de fazer o seu papel relativamente a uma nova política salarial que seja mais atractiva". O primeiro-ministro, que ainda há duas semanas considerou que a política salarial no sector privado "não é aceitável", não detalhou ao DN como o fará. O gabinete de António Costa remeteu todos os esclarecimentos para as suas declarações.

O aumento do salário mínimo nacional é um dos temas que estará em cima da mesa nos próximos meses. O Governo já abriu a porta a um aumento superior ao esperado, que deixe o valor mínimo acima dos 600 euros.