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Em 2019, a Volkswagen vai ter rede de car-sharing
Fleetmagazine


A Volkswagen destinou 3,5 mil milhões de euros até 2015 para investirem negócios em ambiente digital, através da criação de plataforma de serviços para o ecossistema “Volkswagen We” e para uma solução de partilha de carros elétricos com o serviço “We Share”.

Este investimentoserá focado na construção de empresas e produtos digitais, incluindo uma plataforma alojada numa cloud que permite ligar veículos e consumidores oferecendo serviços como o car-sharing.

Parte dos 3,5 mil milhões de euros serão canalizados para a finalização de um sistema operativo denominado “vw.OS”, que será introduzido nos modelos elétricos da Volkswagen a partir de 2020.

“Os modelos da Volkswagen serão cada vez mais como dispositivos digitais sobre rodas”, disse Jürgen Stackmann, Membro do Board da Volkswagen.

“Os nossos clientes irão ser parte integrante de um ecossistema que permite que o cliente leve o seu mundo ao seu veículo”, comentou,acrescentando “que a marca espera que as interfaces abertas também encorajem terceiros a participar na criação de uma sociedade mais dinâmica, contribuindo com o seu próprio software”.

“We Share” no segundo trimestre de 2019

O novo serviço de partilha de carros totalmente elétricos – “We Share” – incluirá 1.500 e-Golf, quando o serviço começar a operar no segundo trimestre de 2019 em Berlin.

Posteriormente haverá mais 500 e-up!

Estes veículos serão gradualmente substituídos pelos primeiros modelos da nova família Volkswagen I.D. em 2020.

O serviço será, depois, expandido a toda a Europa bem como a cidades selecionadas nos Estados Unidos da América e no Canadá, sendo que o critério de seleção dá prioridade a cidades com mais de um milhão de habitantes.

“As perspetivas para o mercado da mobilidade partilhada são muito boas. As previsões mais conservadoras para a Europa preveem um crescimento anual de 15%. Continuaremos a desenvolver esse mercado e tornar mais acessível essa forma de mobilidade a um conjunto de utilizadores ainda mais amplo”, cometou Philipp Reth, CEO da UMI Urban Mobility International, start-up subsidiária da Volkswagen com sede em Berlim, responsável máximo pelas operações de partilha de carros.