Notícias



‘Low cost’ já valem 40% do transporte aéreo em Portugal
Jornal Económico


Portugal está no top 20 do continente europeu no que respeita à percentagem de lugares disponibilizados pelas companhias aéreas de baixo custo (low cost).

De acordo com um estudo da consultora OAG, a que o Jornal Económico teve acesso, Portugal deverá fechar este ano com uma percentagem de 40,8% de quota de mercado das companhiaslow costno movimento de passageiros de e para os aeroportos nacionais.

Segundo a análise da OAG, que não revela dados absolutos, Portugal está colocado em 17º lugar nesteranking, que já apresenta as estimativas até ao final do presente ano.

Na verdade, o nosso país deveria estar colocado em 16º lugar nesta listagem, uma vez que Gibraltar, que está posicionado no sétimo lugar, não é reconhecido internacionalmente como um país.

O estudo em causa conclui que a Macedónia será, no final deste ano, o país europeu com maior quota de lugares disponibilizados pelas companhias aéreas de baixo custo: 65,6%.

A seguir colocam-se outros países do leste europeu, como a Eslováquia (62,3%), Hungria (61,7%), Roménia (60,7%), Lituânia (56,8%) e Bósnia-Herzegovina (56,2%).

Na referida sétima posição surge Gibraltar, com uma quota de mercado de 55% prevista para o final deste ano para as companhias aéreaslow cost.

A seguir, no oitavo lugar desta lista, aparece a vizinha Espanha, com uma quota prevista de 53,7% para as companhias aéreas de baixo custo no final deste ano.

Na nona posição, regressa um país da Europa de leste, a Polónia, com uma quota estimada de 51,6% para aslow cost.

A fechar o top 10 das quotas de lugares disponibilizados pelas companhias aéreas de baixo custo ao longo deste ano está a Itália, com uma parcela prevista de 48,8%. Malta (48,4%), Bulgária (47,7%), Chipre (43,6%), Irlanda (43%), Reino Unido (42,8%) e Islândia (40,8%) completam orankingaté à 17ª posição, ocupada por Portugal.

Abaixo do nosso país, no que respeita ao top 10 da quota dos lugares disponibilizados pelas companhias aéreas de baixo custo em relação ao total do mercado europeu da aviação na Europa até ao final do presente exercício, estão a Noruega (39,8%), Bélgica (37,5%) e Croácia (35,3%).

Um dado curioso deste estudo a que o Jornal Económico teve acesso é que os 20 mercados mais fracos, no que se refere à quota de lugares disponibilizados por companhias aéreaslow cost,é dominada por países da Europa de leste (Bielorrússia, Rússia, Azerbaijão, Ucrânia, Moldávia, Arménia, Estónia, Eslovénia, Albânia, Montenegro, Sérvia, Letónia, Geórgia e República Checa).

Noutras latitudes e longitudes da Europa, a Finlândia (15,3%), o Luxemburgo (18,4%), a Áustria (22,2%), a Grécia (28%), a Holanda (28,4%) e a Suíça (28,7%), completam esta segunda metade do top 20 dos países que, no final deste ano, deverão ter as quotas mais elevadas de lugares disponibilizados pelas companhias de baixo custo em relação ao mercado aéreo global na Europa.