Notícias



EUROPCAR MOBILITY GROUP QUER DUPLICAR NÚMERO DE VEÍCULOS DE CARSHARING EM PARIS COM A UBEEQO
Ambitur


Desde o lançamento em 2015, a Ubeeqo, empresa de carsharing em Paris (França), com operação em 11 grandes cidades europeias, tem vindo a apresentar um crescimento continuado da oferta de veículos carsharing, contando já com a maior frota da região de Paris. O objetivo a curto prazo é aumentar a frota disponível em 25% até ao mês de outubro, e duplicar a frota até o final do ano, incluindo 150 veículos elétricos, de modo a responder às necessidades de transporte dos habitantes da região.

Graças à aplicação móvel Ubeeqo, os cerca de 8.400 utilizadores activos na região de Paris podem hoje reservar facilmente um veículo carsharing por um período entre 1 hora e 30 dias. O veículo é oferecido com duas tarifas: com ou sem assinatura, de 4€ por hora e 29€ por dia. O serviço — ideal para viagens a partir de casa, seja para fazer compras, visitar familiares e amigos, ou para uma escapadela de alguns dias — opera em circuito fechado e destina-se a utilizadores, que pretendam fazer viagem de ida e volta, sendo o veículo devolvido à base de origem.

Crescimento continuado da frota em Paris e nos subúrbios

Ao disponibilizar diariamente 320 veículos a gasolina e híbridos aos residentes da região de Paris, a subsidiária do Europcar Mobility Group é já a frota líder na região. A Ubeeqo duplicou a frota desde 2017 e irá duplicá-la novamente até o final do ano, de modo a dar resposta ao aumento do número de utilizadores. Em breve, o serviço atingirá o marco da hora de aluguer n.º 600.000, desde o lançamento.

Emmanuel Nedelec, diretor administrativo da Ubeeqo France, salienta que: “As necessidades de transporte dos residentes na região de Paris têm vindo a alterar-se muito rapidamente, tanto em termos práticos como imediatos e, atualmente, registamos mais de 1.200 reservas por semana, sendo a expectativa, que, até outubro de 2018, a frota da Ubeeqo ascenda a 400 veículos, correspondendo um aumento de 25% face ao momento actual, de modo a ajustarmo-nos ao forte crescimento verificado no mercado de aluguer de veículos de carsharing. Além disso, iremos adicionar ainda mais veículos à nossa frota até o final do ano de modo a que atinja os 600 veículos no total.”

Uma solução de mobilidade acessível, prática e sustentável

A oferta de mobilidade da Ubeeqo pretende incentivar pessoas em centros urbanos a optar pelo transporte multimodal em alternativa à propriedade dos veículos pessoais, tendo em consideração que, sobretudo actualmente, os carros permanecem parados 95% do tempo.

O objetivo da subsidiária do Europcar Mobility Group é oferecer aos habitantes da cidade um veículo de carsharing a menos de 500 metros de casa e/ou local de trabalho, de modo a encorajar os residentes da região de Paris a mudar os hábitos e optar por um meio de transporte mais ecológico, dado que os veículos da frota respondem às exigências do plano de prevenção da poluição do ar, oferecendo gasolina de baixa poluição e transporte motorizado híbrido.

A Ubeeqo, recebeu já a certificação “Shared Vehicle Service”, lançada pela Câmara de Paris em 2017, ao contribuir para a promoção do fenómeno de carsharing na capital, sendo-lhe ainda atribuídos lugares de estacionamento para os respectivos veículos. Apesar do modo de funcionamento do serviço ser já conhecido e da operação ter sido adoptada com sucesso pelos parisienses, ainda existe um grande número de pessoas que desconhece o serviço, motivo pelo qual o Europcar Mobility Group está a preparar uma campanha de comunicação educacional que será lançada no outono deste ano.

Caroline Parot, CEO Europcar Mobility Group, refere a propósito da estratégia de ampliação da frota que “enquanto fornecedor global de soluções de mobilidade, o nosso objetivo é simplificar as viagens diárias dos nossos clientes, mostrando-lhes que existem, de facto, alternativas atractivas à propriedade de um veículo. Alguns serviços oferecidos em centros urbanos – como é o caso do aluguer de carros carsharing – ainda não são suficientemente conhecidos, sendo por isso importante divulgá-los. Apenas com a consciencialização será possível promover uma mudança de mentalidades. Estamos certos de que a crescente oferta na Região Paris facilitará esse trabalho”.