Notícias



Dossier Gestão de Frotas 2018: o papel do gestor no futuro (II)
Fleetmagazine


O papel do responsável pelas viaturas nas empresas está a mudar muito rapidamente.

A pressão dos custos ombreia com a necessidade de encontrar novas soluções para superar desafios novos colocados pelos clientes às empresas.

Por outro lado, há um número crescente de dados para lidar, provenientes de sistemas de telemetria instalada nos veículos ou incluídos no automóvel pelo construtor, apesar da promessa de novos softwares de apoio à gestão de frota ou das permanentes atualizações de sistemas já existentes.

Por tudo isto, muito responsável de frota está à beira de um ataque de nervos perante a dúvida quanto à capacidade de lidar com cada vez maiores exigências e a necessidade de agir mais rapidamente.

SE É GESTOR DE FROTA OU RESPONSÁVEL PELAS VIATURAS DA SUA EMPRESA, ESTEJA PREPARADO PARA UM ALARGAMENTO DAS SUAS COMPETÊNCIAS. NO FUTURO TALVEZ NÃO TENHA SEQUER CARROS PARA GERIR… COMECE ANTES A PENSAR A SUA FUNÇÃO COMO UM GESTOR GLOBAL DE MOBILIDADE E COMUNICAÇÕES

Mas é este acréscimo de competências, desde o acréscimo de responsabilidades logísticas à necessidade de maior controlo sobre as comunicações da empresa, que estão a promover o trabalho de um gestor e torná-lo mais relevante dentro de uma estrutura profissional.

A par de uma contínua digitalização de procedimentos, a evolução de gestor de frota para gestor das necessidades de mobilidade é ponto assente; no futuro não vai ter de gerir apenas carros ou os procedimentos da sua utilização, como lhe caberá encontrar soluções mais rápidas e eficientes no domínio da partilha de carros e de viagens, do uso de transportes públicos a outros meios de locomoção.

Mais importante, terá de fazer tudo isto sem descurar naturalmente a importância financeira que a mobilidade de pessoas e mercadoria assume para a empresa, assim como os aspetos legais e fiscais subjacentes à essas necessidades.

OS PRÉMIOS FLEET MAGAZINE VÃO DISTINGUIR OS MELHORES PROJETOSNO ÂMBITO DO DESEMPENHO E O CONTROLO DA FROTA AUTOMÓVEL. AS INSCRIÇÕES PARA OS PRÉMIOS “GESTOR DE FROTA” E “FROTA VERDE”DEVEM ENTRAR ATÉ 10 DE JUNHO E PODEM SER FEITAS ATRAVÉS DA PÁGINA WWW.PREMIOSFLEETMAGAZINE.PT OU DO EMAIL CD@FLEETMAGAZINE.PT. SE REUNE CONDIÇÕES PODE CONCORRER ÀS DUAS CATEGORIAS E, QUEM SABE, SUBIR DUAS VEZES AO PALCO DA 7.ª CONFERÊNCIA GESTÃO DE FROTAS QUE SE REALIZA DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2018 NO CENTRO DE CONGRESSOS DOS ESTORIL