Notícias



AVIS: carros conectados chegam à Europa
Fleetmagazine


A AVIS passa a operar na Europa com carros conectados que permitem à empresa uma melhor gestão da frota e aos clientes o acesso a informações importantes sobre o operação das viaturas.

Os carros connectados permitem reinventar a experiência de aluguer de um automóvel, automatizar os sistemas de aluguer e permitir ao cliente uma melhor escolha da viatura em função das uas necessidades.

Permitem não só agilizar o processo de aluguer como, sobretudo, de devolução da viatura, nomeadamente nas centrais em aeroportos.

São ainda um passo necessário para posicionar este sector num futuro da condução autónoma.

Portugal é um dos países a receber alguns dos seis mil veículos que entram já ao serviço, prevendo-se que, até ao final de 2018, possam estar a operar mais de 10 mil carros conectados.

O Grupo PSA é o fornecedor com maior número de modelos das marcas Peugeot, Citroën e DS.

Os carros conectados beneficiam os clientes, explica o comunicado da empresa, através de uma experiência mais eficiente e personalizada, enquanto a Empresa obtém melhorias na informática, gestão de frota e eficiência operacional.

O Avis Budget Group prevê que todos os seus veículos Peugeot, Citroën e DS estejam conectados até 2020.

Os mercados onde as Avis e Budget (e Maggiore, em Itália) vão desde já operar são Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Bélgica, Áustria, República Checa, Luxemburgo, Holanda e Suíça.

“Alavancar os dados dos carros conectados e dos viajantes conectados permite nos obter economias significativas e melhorias de margem”, disse Mark Servodidio, presidente da Avis Budget Group.

Ganhos operacionais e na margem do negócio da AVIS

A aplicação móvel da Avis reinventa a experiência de aluguer de carros ao garantir uma linha de comunicação contínua da frota e, aos utilizadores, o acesso a um conjunto de informações importantes sobre os seus alugueres, troca, atualização ou localização do seu veículo, por exemplo.

Desde o lançamento desta aplicação móvel em julho de 2016, foram efetuadas mais de 1,25 milhões de transações por mais de 360 mil clientes únicos, contribuindo para um aumento de 20% do índice de satisfação do cliente.

“Melhor partilha de informação, entregue automaticamente e em tempo real, eliminam ou reduzem muitas das tarefas manuais, o que resulta numa melhor experiência do cliente, uma força de trabalho mais eficiente e veículos com uma melhor manutenção”, conclui Mark Servodidio.

O Avis Budget Group deverá ter mais de 100 mil carros conectados ao nível mundial ainda em 2018 e assumiu o compromisso de operar a frota totalmente ligada até 2020.

Para atingir esse objetivo, no início de 2018, o Avis Budget Group instalou 50 mil dispositivos UTP (Unified Telematics Platform), fornecidos por ID Systems, o que permitiu mais do que duplicar a frota de veículos conectados da Avis Car Rental.

No mês passado, a empresa anunciou uma parceria com a Toyota Motor Company o que permite ter 10.000 veículos conectados nos Estados Unidos em 2018.

Recorde-se que oAvis Budget Group, Inc. é ainda detentor da marca Zipcar, a maior rede de partilha de carros do mundo, com mais de um milhão de membros.