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Renting chega à mobilidade Europcar
Fleetmagazine


Quando uma rent-a-car já tem todos os serviços e lhe é dada autonomia pela casa-mãe para desenvolver opções de mobilidade para os seus clientes, o que é que acontece?

Uma das opções que a Europcar teve em cima da mesa derivava dos pedidos que os clientes que lhe iam fazendo chegar no seu produto de aluguer de média duração.

No fundo, queriam que a sua fornecedora de viaturas pudesse ter um serviço mais regular e, por isso, com condições contratuais melhores.

Nasceu assim oEuropcar Longa Duração, um serviço de renting com seguro, manutenção, pneus ilimitados, viatura de substituição ilimitada, cobertura de recondicionamento no final do contrato e ainda possibilidade de contratação de gestão de combustível e de gestão via verde por períodos até 36 meses.

“Ao longo dos anos, os nossos clientes têm manifestado interesse em ter ofertas para períodos mais longos, mas com a mesma flexibilidade dos alugueres de curta e média duração”, disse Nuno Barjona, Head of Marketing and New Mobility da Europcar Portugal na apresentação do produto.

Os segmentos de destino do renting da Europcar (que há alguns anos já tinha tido uma experiência com aluguer operacional) são essencialmente dois: Particulares e PME.

Nesta fase de lançamento são propostos três modelos a gasolina e cinco modelos a gasóleo, com contratos de 36 meses “tudo incluído”.

A titulo de exemplo, e para o diesel, com IVA incluído:

• Opel Corsa 13Cdti Diesel, 3 anos/140 mil km: 365.99 euros

• Opel Corsa 13Cdti Diesel, 3 anos/ 80 mil km: 305.99 euros

Dado o volume de informação gerada pelo relacionamento com os clientes, a Europcar limitou a oferta a apenas alguns modelos.

A escolha destes dois anteriores resulta de constituírem 80% da procura dos clientes da operadora. Outras ofertas vão surgir brevemente, mas com limitação na escolha dos modelos.

Os LCV chegaram em maio, segmento no qual a empresa deposita muita expectativa.

E, até setembro, poderão chegar viaturas de segmentos superiores.

A Europcar prevê fazer 500 contratos até ao final do primeiro ano de existência deste produto, num universo de 18 mil viaturas geridas por ano.

As empresas poderão vir a ser 70% do total de clientes, mas o esforço de comunicação tem vindo a ser também feito para os particulares.

O produto está a ser gerido por uma equipa própria com nove elementos.

Renting para particulares

O Responsável pelo Marketing e New Mobility em Portugal acrescenta ainda que “enquanto líder de mercado no sector da mobilidade, a Europcar Portugal está atenta às mais recentes tendências neste sector e não poderia deixar de responder, por um lado ao interesse crescente dos clientes particulares por este tipo de serviço e, por outro, à propensão, cada vez maior, entre estes clientes, do ‘pagar para usar’ em detrimento do ‘pagar para ter’, não esquecendo igualmente que a marca Europcar tem uma enorme capacidade de conseguir atrair clientes individuais”.

E conclui que “atualmente, uma grande percentagem do negócio é feita através do digital, outra tendência que tem vindo a aumentar expressivamente e, juntamente com o enriquecimento da nossa oferta de soluções de mobilidade, permite-nos acreditar que o Europcar Longa Duração será um sucesso junto do segmento dos clientes particulares”.

Como fazer diferente?

Os principais fatores diferenciadores que a Europcar aproveitam alguns efeitos de escala do negócio de rent-a-car para acrescentar diferenciação no serviço:

• Viatura de Espera similar à contratada no preço e na categoria, para fazer face ao período entre a encomenda e a entrega da viatura nova;

• Viatura de Substituição ilimitada, por imobilização normal da viatura e de grupo idêntico ao contratado;

• Centros de Atendimento Europcar para receber os clientes que necessitam de serviços de manutenção, em Lisboa, Porto e Faro;

• Flexibilidade na antecipação de contratos.

A mobilidade no grupo Europcar

Por causa dos serviços de mobilidade que o Grupo Europcar tem lançado, o nome alterou paraEuropcar Mobility Group.

A transformação começou há quatro anos com a entrada em novos segmentos de rent-a-car. O low-cost foi conseguido inicialmente com a Inter Rent e mais tarde com a aquisição da Goldcar. Outros serviços que a empresa de mobilidade lançou são “chauffeur servisse”, car-sharing e car-sharing peer-to-peer.

“Sabemos que a tradicional propriedade de um automóvel já não é uma solução adequada para todos em resultado da evolução tecnológica e inovação digital”, disse na altura da mudança Caroline Parot, CEO do Grupo Europcar Mobility.

“Hoje existem muitas outras soluções inteligentes e economicamente eficientes para nos deslocarmos de um ponto a outro, e é isto que importa verdadeiramente para as pessoas”.

A executiva disse ainda haver uma “clara necessidade” dos fornecedores de mobilidade global simplificarem a vida das pessoas.

“Queremos ser a ‘Empresa de Serviços de Mobilidade’ preferida e oferecer soluções alternativas à propriedade de veículos que sejam atrativas”, acrescentou.