Notícias



Easyjet com mais de um milhão de passageiros em Lisboa e Faro a disparar
Jornal de Negócios


A companhia aérea Easyjettransportou mais passageiros em todos os aeroportos onde opera em Portugal: Lisboa, Porto, Faro e Funchal. Foram 2,77 milhõesospassageiros que viajaram com a Easyjetentre Setembro e Março, os primeiros seis meses do ano fiscal, num aumento de 8,4% em relação ao ano anterior,revelou ao NegóciosJosé Lopes, diretor da Easyjetpara Portugal.

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi aquele que conquistou a maior fatia. O número de passageiros a preferir a companhia cresceu 9% em termos homólogose chegou aos 1,17 milhões. O Porto aterra no segundo lugar, com 759 mil passageiros a bordo, mais 6% comparativamente ao mesmo período do ano fiscal anterior. Faro fica em terceiro lugar, mas o voo é a pique: o número de passageiros disparou quase 17% para os 534 mil. Funchal fica-se pelos 305 mil passageiros, mas cresce na mesma medida de Lisboa: 9%.

Para José Lopes, estes resultadosreflectem o reconhecimento da marca, um "ambiente comercial propício" dada a maior procura, e por fim uma redução da capacidade oferecida pelos concorrentes. A falência de companhias como a Monarch e a Air Berlin, assim como alguns cancelamentos da Ryanair, determinaram uma redução de 2% da capacidade oferecida pelos concorrentes a nível internacional. Paralelamente, a Easyjetreforçou esta rubricaem 12%.

Novas rotas

A Easyjetopera para já 61 rotas a partir de Portugal, que têm como destino 31 aeroportos espalhados por 7 países europeus, para além dos voos domésticos. Desde o início do ano a companhia já inaugurou duas novas rotas em Portugal, Porto-Zurique e Faro-Bordéus, e o investimento nestes aeroportos vai continuar. "Já estão à venda" os bilhetes para os voos Porto-Ibiza e para as rotas a partir de Faro com destino Milão e Nápoles, assinala José Neves. Os aviões Easyjetque inauguram estas rotas vão descolar nos dias 27 de Junho, 1 de Junhoe 24 de Julho, respectivamente.

Faro e Funchal são destacados pelo director da Easyjetem Portugal como destinos que se adaptam à aposta reforçada da companhia no easyJet Holidays, um produto quedestinadoao planeamento de férias para lá do voo e que"irá permitir um aumento do lucro por assento".

Até ao final do ano, José Neves espera um aumento de 5% nos lugares oferecidos e que o crescimento no número de passageiros supere este valor, dada a melhoria das taxas de ocupação. Em território nacional, esta taxa está nos 95,7%, umasubida de 2,1 pontos percentuais relativamente ao mesmo período do exercício anterior.

Embora não disponha de números individualizados para o mercado português, "o crescimento nacional está em linha com a rede internacional", garante o responsável pela rede nacional.Excluindo os custos associadosa uma operação em Berlim, a receita antesde impostos foi de oito milhões de libras (nove milhões de euros) contra as perdas de 212 milhões de libras (240 milhões de euros) de há um ano. A companhia conseguiu desta forma reduzir os prejuízos de 192 milhões de libras para 54 milhões.

"A Easyjetapresentou um excelente desempenho" tendo em conta "um dos melhores resultados de sempre no período comercial de inverno" e uma subida de quase 20% nas receitas, "graças a um número recorde de passageiros, 37 milhões, e ao maior valor de sempre em vendas acessórias, na sequência da oferta de mais opções a preços mais baixos no serviço de bagagens de porão, bem como da melhoria do nosso serviço de refeições a bordo",afirmouJohan Lundgren, CEO da Easyjet, em comunicado.