Notícias



Bloco de Esquerda quer acabar com os vistos Gold
Rádio Renascença


O Bloco de Esquerda (BE) quer acabar com os vistos gold. A proposta vai entrar, esta quinta-feira, no Parlamento.

De acordo com o documento a que a Renascença teve acesso, o partido considera que este mecanismo "tem estado associado a práticas de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, e a outros ilícitos fiscais e criminais".

"Se queremos combater a corrupção e o crime económico, a aprovação deste projeto de lei nos coloca mais perto desse objetivo", lê-se na proposta do partido.

O BE considera que "uma avaliação objetiva dos resultados dos vistos gold em termos de natureza do investimento a eles associado mostra que contribuem para uma especulação imobiliária de alta intensidade e ajudam a criar, também por essa via, problemas estruturais na forma como concebemos a organização das cidades".

O partido diz ainda que este mecanismo é uma "fonte de uma discriminação inaceitável", lembrando que quem tem poder económico para aceder aos vistos gold beneficia "de celeridade, simplicidade e desburocratização" para estar legalmente em Portugal, contrastando "flagrantemente com o tratamento reservado a imigrantes que aqui vivem, que aqui trabalham, que descontam para a Segurança Social e que pagam impostos, a quem o Estado condena a um enorme calvário burocrático para a respetiva regularização".

"O fim do instituto dos vistos gold terminará com algo que favorece a criminalidade económica, porá fim a uma das principais causas da especulação imobiliária e acabará com um privilégio injustificado que atira uns para um pesadelo burocrático, enquanto estende a passadeira vermelha a outros", remata a argumentação do BE.

Esta quinta-feira, o jornal “Diário de Notícias” cita o deputado José Pureza o qual revelou que, dos 5.700 pedidos de emissão de vistos Gold, apenas nove foram para a criação de emprego.