Notícias



Trinta taxistas detidos em Lisboa desde o início do ano
Rádio Renascença


Só este ano, e apenas no distrito de Lisboa, já foram detidos 30 taxistas por suspeita do crime de especulação, ou seja, por valores cobrados indevidamente, segundo dados a que a Renascença teve acesso.

A este ritmo, 2018 promete bater recordes em comparação com anos anteriores. Só no distrito de Lisboa, a PSP tem detido uma média de 42 taxistas por ano.

As contas dizem respeito apenas aos crimes de especulação, quando os valores cobrados são superiores ao que o taxímetro realmente marca, ou ainda quando são indevidamente cobradas taxas pelas mais variadas razões. Seja por causa das malas, das distâncias ou simplesmente se é de noite ou de dia.

A quase totalidade dos casos têm o Aeroporto Humberto Delgado como origem ou destino das viagens e cidadãos estrangeiros como vítimas.

Os dados da PSP revelam que, nos últimos cinco anos, foram detidos em Lisboa 210 taxistas, sendo que, a ver pelos casos já conhecidos, 2018 poderá transformar-se num dos anos com mais registos.

Os 30 motoristas já detidos nos primeiros cinco meses deste ano são apenas menos 10 do que em todo o ano passado e já são mais cinco do que em 2016.

Este crime de especulação é punido com penas de prisão que variam entre os seis meses e os três anos ou com multa nunca inferior a 100 dias.