Notícias



Quais as economias mais competitivas do mundo?
Jornal Económico


Na Europa Ocidental, a maioria dos países desceu no IMD World Competitiveness Ranking, com a exceção de França, Portugal e Itália.

Os Estados Unidos subiram, este ano, ao lugar de país mais competitivo do mundo. A economia norte-americana destronou, assim, Hong Kong, que passou para a segunda posição doIMD World Competitiveness Ranking. O top 10 é ocupado, maioritariamente, por países europeus, ainda que haja exceções.

“No contexto da Europa Oriental, a maioria das economias vêem melhorado o seu posicionamento, com destaque para as subidas da Polónia, Eslovénia e Hungria, que ascendem quatro, seis e cinco lugares respetivamente”, explica o relatório, divulgado esta quarta-feira.

Por outro lado, a descer no índice da competitividade, estão as economias da República Checa, Estónia e República da Eslováquia. Já na Europa Ocidental o cenário é o inverso, com a maioria dos países a descer no ranking, com a exceção da França (28º), Portugal (33º) e Itália (42º) que sobem 3, 6 e 2 posições, respetivamente.