Notícias



Prepare-se para três meses de obras na A1 à saída de Lisboa
Jornal Económico


Segundo um comunicado da Brisa, concessionária da autoestrada, os trabalhos vão começar no próximo dia 28 de maio, devendo estar concluídos a 21 de setembro, 

A principal autoestrada do país, a A1, vai entrar em obras na próxima segunda-feira, no troço entre Sacavém e Vila Franca de Xira.

Segundo um comunicado da Brisa, concessionária da autoestrada, os trabalhos vão começar no próximo dia 28 de maio, devendo estar concluídos a 21 de setembro, mas haverá uma suspensão das obras durante todo o mês de agosto, “para não dificultar o trânsito estival”.

“A intervenção da Brisa, nos sublanços Sacavém/Alverca e Alverca/Vila Franca de Xira, numa extensão global de 23,9 quilómetros, destina-se ao recondicionamento de 3,2 quilómetros de separador central em betão armado, naquele troço da A1 – Autoestrada do Norte”, adianta o comunicado da Brisa.

O mesmo documento acrescenta que “os trabalhos vão decorrer numa área total de 8,5 quilómetros, em quatro locais de obra diferentes (…)”.

“Esta intervenção vai ter uma dupla complexidade de execução, que importa destacar. Pela primeira vez na sua infraestrutura rodoviária, a Brisa vai recorrer a um separador central (ou ‘New Jersey’) contínuo – solução com segurança acrescida para utilizadores da autoestrada e de maior estabilidade construtiva, relativamente ao separador descontínuo”, garante o referido comunicado.

A Brisa destaca ainda um “elemento adicional de complexidade”, por existir “um desnível considerável entre os pisos dos dois sentidos de trânsito”.

“Por este motivo, o separador que a Brisa vai instalar tem um perfil assimétrico, com uma altura diferente da base ao topo de cada lado do ‘New Jersey'”, esclarece a concessionária.

A empresa liderada por Vasco de Mello revela que “as obras vão implicar o corte da faixa esquerda de rodagem, em ambos os sentidos e de forma permanente, sendo os trabalhos realizados em laboração contínua, 24 sobre 24 horas, de forma a reduzir o impacto e aumentar a segurança rodoviária, na área intervencionada”.